Não é novidade que nossos colegas primatas são capazes de usar ferramentas, como nós, para conseguir comida e realizar outras pequenas tarefas. Mas os chimpanzés, segundo a tese de um primatologista, têm desenvolvido uma ferramenta para um novo uso: atração sexual.
A coisa é menos complexa do que se imagina. Basicamente, os chimpanzés machos aprenderam a chamar a atenção de suas companheiras através do som. Para isso, se utilizam de folhas caídas das árvores. Quando a fêmea se aproxima, o chimpanzé senta-se no chão com as pernas abertas, de modo que ela possa ver sua ereção. Para atraí-la, ele passa a rasgar folhas fazendo barulho, e deixando os pedaços caírem à sua frente. Se estiver interessada, a fêmea se aproxima.
Segundo a comparação do autor do artigo, é como se um homem atraísse as mulheres deixando o som do carro no volume máximo: em ambos os casos, é a atração sonora que importa, para isso serve a ferramenta.
Então, será que agora nada nos separa de nossos colegas de Ordem? Bem, a diferença que ainda resta entre humanos e macacos, de acordo com a tese, é o marketing da coisa. Enquanto os chimpanzés limitam-se a rasgar folhas, o ser humano enxergou, nesse “instinto”, uma oportunidade comercial. Dessa forma, existe uma série de itens de consumo e locais próprios para venda de “ferramentas sexuais”.
Como cita o artigo: “Talvez não sejamos mais a única espécie que produz ferramentas. Mas nenhuma outra possui nosso senso de marketing. Ainda reinamos, absolutos, como a única espécie que vende ferramentas”.
Fonte: Chimpanzés usam ferramenta para iniciar relações sexuai.