De acordo com o serviço de desinfecção online e gratuito Panda ActiveScan, o vírus que mais infectou máquinas em outubro foi, mais vez, o Bugbear.B. Em setembro, este worm também foi o campeão de ataques e conseguiu infectar 5% das máquinas examinadas pelo ActiveScan. No entanto, em outubro a incidência deste vírus subiu dois pontos, alcançando 7,14%. Este aumento é explicado por sua capacidade de explorar as vulnerabilidades do Internet Explorer e pela facilidade com que se alastra através do correio eletrônico.
Logo em seguida do Bugbear vem o Gibe.C, que foi responsável por 7,02% dos incidentes com vírus. Este worm também se espalha através de e-mails em uma mensagem que imita perfeitamente o design da Microsoft, fazendo o usuário pensar que trata-se de uma correção de segurança da empresa.
Em terceiro lugar aparece o Blaster, responsável por 5,95% dos ataques. Este worm se utiliza da Internet para explorar vulnerabilidades de DCOM RPC em janelas e permite a infecção de computadores desprotegidos.
O Parite.B aparece em quarto no ranking, responsável por 5,17% das incidências. Este vírus se alastra por meio de DISCO LASER-ROMS, downloads da Internet e correio eletrônico, assim como por meio de redes locais.
Ocupando a quinta e sexta posição estão o Klez.I, com sobre 4,53%, e o PSW. Bugbear. B, com 3,63% dos ataques.
Duas variantes do worm Blaster – Blaster.E e Blaster.C – ocupam o sétimo e o oitovo lugares, com 3,20% e 3,17% das incidências, respectivamente. E, finalmente, em nono e em décimo no ranking encontram-se Nachi.A e EnerKaz praticamente empatados. O primeiro foi responsável por 2,58% dos ataques e o segundo por 2,55%.
Dos dados coletados pela ferramenta online da Panda Software no último mês, pode-se concluir que muitos usuários ainda não aplicaram a correção de segurança da Microsoft. Oito em dez códigos maliciosos aproveitam-se das vulnerabilidades dos sistemas para se instalar nos computadores. Os dois únicos vírus que não apresentam esta característica no ranking de outubro são o Parite.B e o Enerkaz, ocupando, respectivamente o quarto e décimo lugares.
Vírus—————— ——–% freqüência
W32/Bugbear.B——————–7.14
W32/Gibe.C.worm—————–7.02
W32/Blaster————————5.95
W32/Parite.B———————–5.17
W32/Klez.I————————-4.53
Trj/PSW.Bugbear.B————— 3.63
W32/Blaster.E——————— 3.20
W32/Blaster.C——————— 3.17
W32/Nachi.A———————–2.58
W32/EnerKaz———————- 2.55
Para ajudar o maior número de usuários a analisar e desinfectar pontualmente seus equipamentos, a Panda Software oferece gratuitamente o serviço online Panda ActiveScan no site http://www.virusportal.com. Além disso, os webmasters podem oferecer o mesmo serviço para os visitantes de seus sites. Basta incluir o código HTML obtido gratuitamente no endereço http://www.virusportal.com/es/webmasters/ .
Mais informações sobre os códigos maliciosos mencionados, ou outros, estão disponíveis na Enciclopédia de Vírus da Panda Software. http://www.virusportal.com/com/virusinfo/encyclopedia/ .