Brasília – A certificação digital, um novo tipo de assinatura eletrônica que dá mais segurança aos serviços online oferecidos à população, já está sendo adotada em diversos órgãos públicos e empresas privadas no Brasil. O tema será discutido desta terça-feira (30) até quinta-feira (1º) no 5º Fórum de Certificação Digital (CertFórum), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão ligado à Casa Civil, com organização da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), o evento possibilitará troca de experiências, apresentação e conhecimento de aplicações e benefícios alcançados com o uso da certificação digital nas áreas tributária, jurídica e educacional, na de saúde e também nas grandes empresas.
?O Brasil tem que se guiar para uma identidade eletrônica. Nosso desejo é que todo brasileiro tenha uma identidade digital para usar no segmento bancário, na Receita Federal e na vida civil?, disse o presidente do ITI, Renato Martini, em entrevista à Agência Brasil.
Martini informou que um dos principais temas do fórum será o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Ele explicou que o evento é sobre sistemas, porque não adianta o país entregar certificações digitais se não há aplicações estratégicas para cobrir todos os segmentos da sociedade.
O principal objetivo do certificado digital é a desmaterialização de processo e programas do setor público e privado, disse o presidente da Câmara-e.net, Manuel Mattos. ?O Estado precisa de ajuda do setor privado para levar a certificação a todos", afirmou Mattos. Segundo ele, de maio até setembro deste ano, foram emitidos 3 milhões de certidões assinadas digitalmente.
O CetFórum será aberto a todos os interessados, e a programação completa está disponível no site: http://certforum.iti.gov.br/ .