Blogs completam dez anos de história

Um fenômeno dentro da rede mundial de computadores, os blogs estão completando 10 anos neste mês e não param de crescer. Com tecnologias novas, que já permitem a inclusão de fotos e vídeos nas páginas pessoais e o surgimento dos blogueiros profissionais, a versão moderna dos diários de adolescentes, há muito tempo deixaram de ser mero entretenimento e passaram a ser levados a sério.

No dia 1.º de abril de 1997, Dave Winer publicou o Scripting News, considerado o primeiro blog no mundo. Quase um ano depois, no dia 31 de março de 1998, o brasileiro que utiliza o codinome Nemo Nox, atualmente radicado nos Estados Unidos, colocou no ar o primeiro blog escrito em língua portuguesa: O Diário da Megalópole. Mas ele não é o primeiro brasileiro a entrar na blogosfera. O primeiro post de um brasileiro na internet é atribuído a Viviane Menezes, que escreveu o White Noise, em fevereiro de 1998, mas em inglês.

Ao completar uma década de existência, o fenômeno blog tem números respeitáveis. Segundo dados do Technorati, entidade que estuda o desenvolvimento da web, o número de blogs presentes na grande rede ultrapassou os 70 milhões em março. Além disso, o estudo indica que todos os dias são criados 120 mil novos diários virtuais, o que dá uma média de 1,4 novo blog por segundo. O Technorati constatou, ainda, que os internautas estão escrevendo uma média de 1,5 milhão de posts diários – 17 por segundo. Outra constatação é que o prestígio dos blogs cresceu em relação aos veículos de grande mídia. No último relatório, de novembro de 2006, apenas 12 blogs figuravam na lista dos 100 sites mais populares da rede. O número cresceu para 22 na lista mais recente.

Mas a grande vitória dos blogs nesses 10 anos de existência está em seu amadurecimento. Lançado como simples diário virtual, em que viajantes contavam suas aventuras ou adolescentes escreviam sobre os dilemas comuns da idade, o blog hoje tem diversas utilidades. Num blog, o internauta encontra, hoje, notícias em primeira mão, críticas de filmes e discos, dicas de viagem e gastronomia e, até, obras literárias.

Os grandes veículos de comunicação, no mundo e no Brasil, antes céticos ao novo formato, renderam-se aos blogs e recrutaram personalidades famosas do jornalismo para ?blogar?.

Mais recentemente, os blogueiros começaram a se profissionalizar, criando o que é conhecido no meio de pró-blogger, pessoas que vivem apenas de blogar e com o dinheiro arrecadado em iniciativas como os links patrocinados.


Página inicial do primeiro blog escrito em português. (Arquivo)
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo