A adição de flúor a água “torneiral” é considerada, por cientistas, a mais efetiva e barata forma de prevenir cáries na população.
Problemas dentários afetam crianças mais do que qualquer outra doença crônica infecciosa. Se não forem tratadas as cáries podem causar dor, comprometer a alimentação, e causar até a perda do dente careado.
O flúor faz com que a estrutura do dente fique mais forte e causa a “remineralização” do dente e pode ajudar no tratamento dentário antes mesmo que o dente fique comprometido. Então quando você bebe água da torneira está cuidando de sua saúde bucal.
Segundo especialistas, em vez de ficar “passando a broca” nos pacientes, os dentistas deveriam educá-los para que eles bebam água da torneira.
A aplicação de flúor em gel também pode ser feita rapidamente por dentistas – e, no caso de crianças, eles tem até um sabor que o torna mais tolerável (só não recomendo o de laranja).
Dentistas analisaram diversas formas de aplicação de flúor nos dentes, incluindo pasta dental e enxaguante bucal, mas eles descobriram que a água torneiral é o método mais efetivo – reduz em até 30% a ocorrência de cáries.
Fonte: Estudo mostra que beber água da torneira evita cáries.