A cidade de Sydney, no litoral oeste da Austrália, vai receber uma ilustre visita na próxima segunda-feira. É o barco Plastiki, todo feito de garrafas PET, que terminará sua viagem de 8.000 milhas náuticas (quase 15 mil quilômetros) pelo Oceano Pacífico. Construído por um engenheiro britânico e sua equipe, o barco foi feito a partir de 12.500 garrafas plásticas e usou os métodos mais sustentáveis possíveis em todas as etapas da produção.
O Plastiki tem pouco mais do que 18 metros de comprimento, e sua tripulação terá navegado pelo oceano durante 125 dias até aportar em Sydney na próxima segunda. Devido a ventos fortíssimos, que quase configuraram um tufão (ventos de 60 nós, que equivalem a 111 km/h), o Plastiki foi forçado a fazer uma para no litoral australiano no último dia 19, mas segui viagem e finalizará a jornada no prazo previsto.
Segundo o líder da equipe e idealizador do projeto, David de Rotschild, o barco não vai se aposentar depois dessa jornada, e as próximas já serão planejadas na sequência. A ideia que a tripulação quer passar, de acordo com Rotschild, é a de que os materiais recicláveis podem ser úteis para uma infinidade de coisas, e é também uma crítica a quem joga lixo nos mares. O barco ficará ancorado em Sydney durante um mês, na qual haverá uma feira de conscientização, em que a população pode visitar o Plastiki e conhecer mais sobre sua inédita jornada e a mensagem que ele pretende transmitir.
Fonte: Barco feito de garrafas PET está perto de concluir viagem histórica