A DoubleClick acaba de revelar informações sobre um estudo de cross media que compara a audiência relativa de sites, programas de tv e revistas de varejo. E garante: os sites mais populares na Web batem os programas de televisão exibidos em horário nobre e são comparáveis à publicidade feita em revistas de grande tiragem.
A análise aponta que, em média, os três principais sites da Web (Yahoo Search, Hotmail e MSN Search) atraíram 43% a mais de audiência que os três programas líderes de tv. Além disso, diz a DoubleClick, esses mesmos endereços somaram somente 5% a menos de audiência do que três das revistas de maior tiragem do mundo (People, Readers´s e BH&G). Entretanto, com 26,6 milhões de leitores, a People permanece líder absoluta em qualquer comparação nesse sentido.
Além de atrair, em geral, mais público do que redes de tv e revistas, a Internet representa o meio mais efetivo para alcançar determinados grupos demográficos, incluindo homens de 18 a 49 anos, homens e adultos de 25 a 54 de poder aquisitivo elevado. Mas as revistas continuam de longe sendo mais eficientes quando o alvo são mulheres de 18 a 49 anos ou negros com idade entre 18 e 49 anos.
Esta foi a primeira vez que o estudo incluiu a Web. “No início do ano conversamos com 200 profissionais de marketing; eles apontaram como razão número um para não investir mais online o fato de seus clientes não estarem na Web”, comentou Susan Sachatello, diretora de marketing da DoubleClick. Segundo ela, ao comparar essas métricas lado a lado, o estudo mostra que a Internet está se posicionando como um meio de massa eficaz e que os profissionais do setor devem apostar na Web para atingir seus clientes.
Para realização da pesquisa, foram comparados os dados dos 25 sites mais populares da Internet, dos programas exibidos em horários nobres e de revistas de varejo em 12 categorias demográficas diferentes, incluindo idade, raça e gênero. (Fonte: WebWorld)