Depois de passar três dias em órbita, os astronautas chineses voltaram em segurança para a Terra, completando com êxito o primeiro passo da China no espaço, disse a televisão estatal chinesa.
O retorno da nave espacial chamada Shenzhou VII foi feita por meio de um pára-quedas que pousou no norte da China às 17h37min, na hora local, em Beijing.
A “cápsula” foi localizada em aproximadamente 10 minutos por uma equipe de busca que ajudou os três astronautas a saírem da espaçonave.
O pouso foi mostrado em rede nacional e os três astronautas pareciam relativamente bem. Depois de emergirem de uma pequena nave redonda, eles se acomodaram em assentos, acenaram para as câmeras e falaram brevemente.
“Foi uma missão gloriosa, cheia de desafios, mas com resultado perfeito,” disse um dos astronautas, Zhai Zhigang.
Na tarde de sábado, Zhai cumpriu o primeiro passo da nação para a conquista do espaço, flutuando em órbita enquanto agitava uma pequena bandeira chinesa.
O governo disse que espera estabelecer uma estação espacial e eventualmente fazer uma aterrissagem na lua.
Beijing vê o programa espacial como uma prova do desenvolvimento econômico e tecnológico. É também uma maneira de fortalecer a imagem do país tanto para os chineses como para o resto do mundo.
A China, que gastou bilhões de dólares montando seu programa espacial na última década, é somente o terceiro país, depois da Rússia e dos Estados Unidos, a mandar humanos para o espaço com suas próprias naves.
FONTE: NY Times