A AMD demonstrou durante a Computex Taipei 2002 – feira de computação que acontece em Taiwan – os novos padrões gráficos AGP-8x do processador AMD Athlon de oitava geração. As plataformas AMD baseadas na arquitetura de oitava geração e a tecnologia AGP-8x foram projetadas para oferecer aos usuários a tecnologia gráfica avançada que eles procuram, incluindo baixa latência de memória, melhora na capacidade de processamento de dados e a opção para cache com maior capacidade.

A demonstração foi realizada em um sistema que incluía um Graphics Tunnel AMD-8151, com um componente lógico central baseado nas tecnologias AGP-8x e HyperTransport, e uma placa aceleradora gráfica AGP-8x SiS Xabre. “Implementamos novas tecnologias como a AGP-8x nas plataformas de oitava geração dos processadores AMD para aumentar a capacidade de processamento de dados entre o processador e a placa aceleradora gráfica”, diz Rich Heye, vice-presidente de engenharia e infra-estrutura de plataforma, do Grupo de Produtos para Computação da AMD.

“Consumidores que utilizam aplicações que são graficamente intensas, que vão desde usuários de games até criadores de conteúdo digital, terão atualizações de tela mais rápidas e gráficos com gargalos de dados reduzidos devido aos sistemas baseados nessas novas plataformas”. “O apoio ao AGP-8x, tanto nas placas aceleradoras gráficas SiS Xabre quanto nas plataformas AMD Opteron e oitava geração do AMD Athlon, irá fornecer os recursos de sistemas necessários para melhorar, significantemente, a experiência gráfica de nossos usuários”, afirma Shing Wong, vice-presidente sênior da SiS Corporation. “Com mais de 2,1 GB por segundo de largura de banda, tivemos, hoje, uma leve previsão do potencial desta poderosa combinação”.

O suporte à tecnologia AGP-8x está entre as diversas melhorias realizadas nos sistemas da oitava geração da família de processadores para ajudar a reduzir gargalos de sistema. Outras novidades incluem a tecnologia HyperTransport e o controlador integrado de memória DDR. Estima-se que os processadores AMD Opteron para servidores e estações de trabalho estarão disponíveis no primeiro semestre de 2003. Já a oitava geração dos processadores AMD Athlon estará disponível no último trimestre de 2002. Sobre processador AMD Opteron O processador AMD Opteron ocupa posição central nos processadores de oitava geração da AMD, que marca a introdução na indústria da primeira tecnologia x86-64.

Esta tecnologia foi planejada para preservar os investimentos das empresas em aplicações de 32 bits permitindo, ao mesmo tempo, uma transição perfeitamente integrada à computação de 64 bits. O processador AMD Opteron foi projetado para fornecer soluções de servidores e estações de trabalho de alta performance para as aplicações corporativas mais exigentes da atualidade. O processador foi projetado para ser escalável, confiável e compatível, resultando em um menor custo total de propriedade. As principais inovações do processador AMD Opteron incluem um controlador de memória integrado, que permite reduzir os gargalos de memória, e a tecnologia HyperTransport, que aumenta a performance geral removendo ou reduzindo gargalos de I/O, aumentando assim a largura de banda e reduzindo a latência.

continua após a publicidade

continua após a publicidade