Alemanha preocupada com seca

Berlim, Alemanha – Especialistas em agricultura e ambientalistas da Alemanha expressaram preocupação ontem com o impacto que os efeitos imediatos do aquecimento global podem causar para o plantio. Segundo os pesquisadores, a primavera (boreal) quente e seca este ano pode acarretar severas perdas.

 O Serviço de Meteorologia anunciou que o mês de abril foi o mais quente e seco desde 1901 na Alemanha. As condensações chegaram a apenas 9,3 milímetros no mês – uma quantidade 93% abaixo da média.

Em Brandenburgo, próximo a Berlim, por exemplo, não chove desde o último dia 22 de março. ?As plantações de milho, centeio, cevada, morangos e verduras, assim como nossas lavouras e plantações estão sofrendo com a seca?, afirmou Holger Brantsch, porta-voz da associação de agricultores de Brandenburgo. ?As fazendas estão necessitadas de chuva.?

A alta no preço dos morangos já pode ser sentida nos mercados, assim como no preço do leite, que foi elevado graças aos gastos extras com ração que os agricultores tiveram de comprar para o gado porque os campos de pasto estão ressecados. Brandenburgo é uma das cidades mais afetadas do país, onde diversas lavouras já foram destruídas pelos efeitos da temperatura.

Assim como na Alemanha, na Áustria o mês de abril também foi o mais quente e seco de todos os tempos. Em Viena, capital do país, as autoridades estão proibindo a população de fazer churrasco em locais próximos a áreas florestais para evitar incêndios.

A falta de chuvas fez com que o nível dos rios e córregos diminuíssem. Contudo, fazendeiros também não esperam que chuvas fortes caiam pelo país, já que as terras secas não seriam capazes de absorver tamanho volume de água em pouco tempo, o que também poderia acarretar em destruição das lavouras.

Na Suíça, as temperaturas também estão acima da média. ?A situação está crítica. Os fazendeiros têm feito tudo o que podem mas precisamos de chuvas?, disse Rudolf Guenther, do departamento ambiental da Suíça.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo