A Adobe fez em Curitiba, na semana passada, o lançamento oficial do Creative Suite 2, um ambiente para o profissional da área de design gráfico, que envolve os programas Adobe Photoshop CS2, Adobe InDesign CS2, Adobe Illustrator CS2, e Adobe GoLive CS2. Segundo o gerente corporativo da Adobe Brasil, Fábio Sambugaro, o Sul do País é um mercado importante para a empresa e representa cerca de 9% das vendas no Brasil. "Há muitas agências de propaganda, bureaux de serviços e gráficas na região", explica. Ele afirma que o lançamento está sendo feito em seis capitais: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba.
De acordo com Sambugaro, a Adobe unificou o tempo de desenvolvimento de seus produtos para compor o Creative Suite 2. "Os aplicativos funcionam como uma plataforma, havendo facilidade na integração entre os programas", diz. Sambugaro afirma que um componente novo no Suite é o Adobe Bridge, que funciona como um painel de instrumentos para produtividade, oferece navegação com visualização múltipla de arquivos e integrando os aplicativos. Por meio de uma caixa de diálogo do Adobe Bridge, usuários podem sincronizar pré-configurações de cor para os programas do Creative Suite 2, evitando a necessidade de ajustes posteriores.
O Creative Suite 2 traz também com o programa Version Cue CS2, um gerenciador de versões de arquivos, que ajuda também os usuários na visualização, rastreamento e acesso de versões históricas de arquivos. A ferramenta possibilita que usuários compartilhem seus trabalhos com facilidade.
Segundo Sambugaro, vários novos recursos foram implementados nos programas. "Temos uma base de dados muito grande com informações dos usuários atuais e de suas necessidades", diz. Ele cita que o Photoshop, por exemplo, traz ferramenta que possibilita traçar imagens em perspectiva com facilidade. E no Illustrator, ficou fácil de converter desenhos e fotos digitais em arquivos totalmente editáveis e ampliáveis.