Cientistas afirmam que é melhor para jogadores de futebol tomarem leite achocolatado depois dos jogos do que bebidas energéticas. Pesquisadores descobriram que achocolatados proporcionam recuperações musculares tanto quanto ou até mais do que bebidas esportivas carboidratadas especializadas. Eles descobriram que a lesão muscular era menor em jogadores que tomaram o leite achocolatado depois do treinamento do que aqueles que tomaram bebidas energéticas comerciais.
A equipe da Universidade James Madison, na Virginia, EUA, testou o nível de lesão muscular em três jogadores depois de treinamento intensivo. Apesar de aqueles que tomaram achocolatado mostrarem menores níveis do que os que tomaram bebidas esportivas, a performance de ambos os grupos foi a mesma. Também não houve diferenças entre os efeitos das duas bebidas na dor muscular, mental, e fadiga física.
O novo estudo acrescenta uma crescente evidência corporal sugerindo que leite possa ser tão efetivo quanto bebidas esportivas comerciais ajudando os atletas a se reidratar. Leite achocolatado, que é leite desnatado com sabor de cacau e açúcar, tem a vantagem de nutrientes adicionais, não encontrados nas mais tradicionais bebidas esportivas.
Estudos sugeriram que, quando consumido depois de exercícios, a mistura de proteína e carboidratos encontrada no leite pode ajudar a reabastecer os músculos exaustos. A proteína do leite ajuda a construir músculos enxutos. Pesquisas recentes sugerem que pode reduzir lesões musculares causadas por exercício. Leite também fornece fluídos para reidratação e mineirais como cálcio, potássio e magnésio que necessitam ser substituídos depois de exercícios extenuantes. O leite também ajudou a reduzir os níveis de ácido lático no sangue, que compõe a rigidez depois dos exercícios.