Acelerador de partículas testará propulsão de naves espaciais

As semelhanças entre o LHC e a nave Millennium Falcon, de Star Wars, estão se amontoando: Ambos precisam de uma boa manutenção para funcionar, ambos tem seus mercenários e logo ambos terão tecnologia de hyperdrive.

O princípio por trás de uma nova forma de propulsão de naves espaciais pode ser testada logo no Grande Acelerador de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o acelerador de partículas mais poderoso do mundo. A Teoria do Hyperdrive foi sugerida pelo matemático alemão David Hilbert em 1924, e o físico Franklin Felber quer testá-la.

A Teoria afirma que se uma partícula tivesse uma velocidade maior que metade da velocidade da luz, uma massa estacionária deveria repelir a partícula – ou pelo menos é isso que pareceria para um observador à distância. De acordo com Felber, o mesmo deve acontecer a uma partícula relativista, que deveria repelir uma massa estacionária. Segundo o pesquisador, este efeito pode ser explorado para impulsionar uma massa em alta velocidade.

A base para o dispositivo de hiperpropulsão de Felber é o efeito de repulsão que permite que uma partícula dê um impulso maior que o seu momentum específico. O cientista afirma que este efeito é similar à colisão entre uma grande massa com uma massa menor e parada, quando a massa menor passa a se mover com quase o dobro da velocidade da massa maior.

O mais importante da possibilidade deste tipo de propulsão é que ela não causaria danos à nave nem a seus ocupantes.

A proposta do experimento pode, entretanto, provar a ideia de Felber ou desacreditá-las completamente. Quando o LHC estiver funcionando, ele causará a aceleração de partículas para que elas criem a força de repulsão. A ideia de Felber é colocar uma massa próxima ao feixe de partículas e medir a força na massa enquanto as partículas passam por ele

O cientista acredita que a força será mínima, mas poderia ser detectada. Além disso, o experimento poderia ser realizado juntamente ao funcionamento normal do LHC.

Apesar do LHC ser a primeira opção para este experimento, Felber afirma que o efeito poderia também ser testado no Tevatron, acelerador de partículas localizado em Chicago, nos Estados Unidos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna