Pesquisa do PR está entre as melhores

O Paraná é o 8.º melhor estado no ranking nacional de Pesquisa e Pós-Graduação. Com o objetivo de melhorar ainda mais esta colocação, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Marco Zago, palestrou, na última segunda-feira, para os alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, a respeito das ações realizadas pelo conselho no Paraná.

De acordo com Zago, o Estado vem dando exemplo com relação às pesquisas Cientificas e Tecnológicas. “O Paraná está indo muito bem na questão das pesquisas. O Estado é competitivo em todas as áreas, principalmente em se tratando de natureza tecnológica, engenharia, biotecnologia e no desenvolvimento de técnicas para a saúde”, ressalta.

Um dos principais objetivos do conselho é o de estimular novos programas que contribuam para o desenvolvimento das pesquisas no Estado. “Nós do CNPq temos que incentivar enormemente os programas de pós-graduação e pesquisa para a ciência e tecnologia. Somos a principal instituição que financia as pesquisas de base. Este ano já investimos mais de R$ 100 milhões nas pesquisas em todo o Brasil”, explica Zago.

Para a vice-reitora da UFPR, Márcia Mendonça, os programas além da graduação são importantes para instruir os alunos a praticar o que é aprendido nas salas de aula. “O desafio da UFPR é capacitar o jovem a absorver conhecimentos e colocar-los em prática. Temos também que qualificar os alunos para encarar os problemas da vida profissional. Essa é uma questão a UFPR tem avançado em passos seguros”, conta Márcia.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Maria Consuelo Marques, a procura pelos programas está crescendo cada vez mais. “O número de estudantes pensando em fazer uma pós-graduação é muito maior do que antigamente. Temos que reconhecer e valorizar a universidade como ambiente desenvolvedor de várias formas do saber mesmo após o termino da graduação”, acrescenta.

Ainda segundo ela, a UFPR conta com 73 cursos de graduação, 44 cursos técnicos e mais 115 cursos de pós graduação “De dez anos para cá a UFPR se aperfeiçoou muito na área de Ciência e Tecnologia”, conta Maria.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo