O rosto esquenta e um vermelhão toma conta de bochechas, nariz, testa e queixo. Assim é a rosácea, uma doença de pele que causa queimação, deixando olhos e pálpebras doloridos. A sensação pode durar minutos ou se prolongar por dias.
Identificá-la não é fácil. Ela é facilmente confundida com acne adulta, pois forma pequenas bolinhas que parecem espinhas; ou com uma alergia a comida ou bebida.
Mas a verdade é que esta doença geralmente é hereditária e atinge principalmente quem tem pele bem clara. O que acontece é que as veias do rosto, que são mais aparentes, se expandem e causam o vermelhão.
Normalmente, exercícios físicos, exposição ao sol, calor, mudanças de temperatura, estresse, comidas condimentadas, bebidas alcoólicas, banhos quentes e cosméticos podem desencadear os sintomas.
Como tratá-la?
Ela não tem cura, mas tem tratamento. É comum que o médico prescreva cremes e pílulas. Mas outras atitudes podem ajudá-la a a controlar a doença.
Fique de olho na sua alimentação: se perceber que depois de comer ou beber algo, sua pele fica sensível, tome nota. Estas informações serão úteis para o seu médico receitar o tratamento correto.
Use protetor solar diariamente: o fator de proteção solar mínimo deve ser 15, para evitar a penetração de raios UVA e UVB na pele. No inverno, passe um hidratante para evitar o ressecamento.
Trate bem sua pele: nada de tratamentos agressivos, como peelings e esfoliações. Opte por produtos para pele sensível.
Cuide de seus olhos: use produtos específicos para a limpeza da região dos olhos. Se eles ficarem muito sensíveis, faça compressas com água morna. E não esqueça de sempre carregar um colírio para mantê-los hidratados e sem irritações.