Com todas as atenções voltadas para o bebê que está para chegar, facilmente as futuras mamães acabam deixando os cuidados consigo mesma em segundo plano durante a gravidez. Apesar de a rotina da mulher passar por mudanças nesse período, com o acréscimo de compromissos, como consultas e exames, o ideal é que a gestante encontre tempo para si. E a beleza não deve ficar de fora.

continua após a publicidade

“Como a gestação é contada por semanas, é interessante ter uma agenda semanal e anotar suas prioridades, não esquecendo de incluir os cuidados pessoais, pois, estando bem consigo mesma, a gestação será bem mais tranquila”, afirma a fisioterapeuta dermato funcional e professora da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Silvia Patrícia de Oliveira.

Além de manter a rotina à qual já está acostumada, a mulher ainda pode incorporar outros procedimentos estéticos a ela, pensando nas mudanças de seu corpo. “Devido ao estiramento, poderão surgir estrias e, por isso, a pele precisa estar hidratada. Ao final do banho, a gestante pode usar óleos com composto de semente de uva ou amêndoas”, recomenda. Outra sugestão é a drenagem linfática, que diminui os inchaços da gravidez e previne a aparição de varizes, mas só pode ser realizada a partir do terceiro mês.

A ginecologista e obstetra Mery Lubna Estephan, no entanto, alerta para algumas restrições nos cuidados com a beleza que as gestantes devem tomar. “Muitos sabonetes e cremes contêm ácidos, mas eles não podem ser usados de jeito nenhum, pois são tóxicos e podem comprometer a saúde da mãe e do bebê”, explica. A única exceção da lista é o ácido azelaico. “O ideal é usar cremes hipoalergênicos livres de parabeno”.

continua após a publicidade

Também estão proibidos os procedimentos que utilizem amônia ou formol, como a aplicação de tinturas, escovas progressivas e relaxamentos. “Esses elementos conseguem atingir o fígado e os rins do bebê, o que pode causar doenças futuras”, alerta. Pintar o cabelo com tonalizantes ou produtos sem amônia está liberado, mas somente a partir do quinto mês. A médica ainda recomenda a utilização de filtro solar com fator 30 no mínimo.