Comer carne, ovos, leite e derivados não é mais um hábito para muita gente. Seja por motivos de saúde, religiosos, por amor aos animais ou por questões de paladar, estas pessoas conhecidas como vegetarianas mudam suas dietas, excluindo total ou parcialmente o consumo de produtos de origem animal. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), divulgada em 2012, 8% da população brasileira é vegetariana. Ainda de acordo com esse levantamento, Curitiba é a segunda cidade com maior número de habitantes adeptos dessas dietas (11% da população) perdendo apenas para Fortaleza, no Ceará (14%).

continua após a publicidade

Dependendo das restrições que impõem às suas dietas, os vegetarianos podem ser classificados em quatro tipos principais: ovolactovegetarianos (que não comem nenhum tipo de carne, mas consumem ovos, leite e derivados); ovovegetarianos (que se alimentam apenas de vegetais e ovos); lactovegetarianos (que comem vegetais e derivados do leite); e os vegetarianos estritos, também conhecidos como veganos (que eliminam todos os alimentos e produtos animais de seus hábitos alimentares e de consumo, inclusive o uso de couro, lã e seda em roupas e acessórios).

Mas eliminar todos ou parte desses alimentos não representa, necessariamente, um problema para a saúde desses indivíduos, como explica a nutricionista Lucimara Hackbarth, que pesquisa o assunto para sua tese no curso de Mestrado em Segurança Alimentar na Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Ser vegetariano é uma escolha. Como nutricionista, eu acompanho meus pacientes e oriento para que a dieta seja equilibrada. Com orientação nutricional e hábitos equilibrados, evitamos a carência de alguma vitamina, como a B12, por exemplo”.

Encontrada somente em carnes e outros produtos de origem animal, a vitamina B12 é uma substância que, se não for ingerida, pode trazer prejuízo ao organismo. “A deficiência de B12, a longo prazo, pode causar anemia, problemas cardíacos e neurológicos, além de perda da concentração e memória. Quem não come nenhum tipo de proteína animal, como os vegetarianos estritos, precisa fazer um exame de sangue para verificar se tem carência desta vitamina. Se a falta for constatada, um médico pode prescrever suplementação ou até mesmo medicamentos de usos oral. É importante fazer o teste, já que nem todo o vegano tem essa deficiência”, alerta a nutricionista.

continua após a publicidade

Além da B12, vegetarianos também podem apresentar carência de cálcio, ferro e zinco. Para Lucimara, “a diferença é que estas vitaminas podem ser encontradas em vegetais, grãos e cereais, sendo fácil a substituição”. Mas tirar a carne da dieta também tem seus benefícios. “Estudos comprovam que as dietas vegetarianas reduzem o consumo de gordura saturada, o que diminui o nível de colesterol e em alguns casos até do peso corporal da pessoa. Com os vegetais, também melhora o consumo de fibras, tão importantes para o organismo”.

Exemplo

continua após a publicidade

Quem confirma e acredita neste lado bom do vegetarianismo é a pedagoga e ovolactovegetariana Desiree Veloso, de 41 anos. “Fui vegetariana dos 12 aos 18 anos. Por um tempo, tive dificuldades em seguir com a dieta que escolhi. Mas desde o ano passado, voltei a ser vegetariana, excluindo ao máximo as proteínas animais da minha alimentação. Como vantagem, percebi uma melhora no aspecto da minha pele e no funcionamento do intestino. O organismo fica mais leve e a digestão mais fácil”.

Desiree conta que voltou à antiga dieta após pesquisar com a filha a crueldade sofrida pelos animais abatidos para alimentação humana para um trabalho da escola. “Depois de pesquisar sobre o assunto e sobre a indústria da carne, decidi que não comeria mais proteína animal. Mas em algumas situações, em restaurantes ou festas não é fácil, seguir com a dieta, pela dificuldade em encontrar alimentos específicos. Já para fazer comida em casa, pesquisei e hoje conheço lojas que atendem ao público com produtos saudáveis e gostosos”. E quem pensa que vegetariano passa vontade está enganado. A pedagoga vegetariana tem um blog (receitasdadesi.blogspot.com.br), no qual ensina várias receitas, que incluem pizza, cachorro quente e até pernil, tudo feito com produtos vegetais.