Dedicação

Saiba o que fazer para ter um corpo perfeito

Estilo Gisele Bündchen ou estilo Gracyanne Barbosa? Cada mulher tem o seu gosto, mas as academias de Curitiba têm percebido um aumento na quantidade de mulheres que querem ficar mais fortes. Existem muitos exemplos na mídia de mulheres com os músculos mais salientes e que chamam atenção dos homens, como é o caso de Juju Salimeni, ex-panicat e integrante do programa Legendários, da Rede Record, além da já citada Gracyanne Barbosa.

Mas aumentar a massa muscular para ficar bem forte depende de uma estratégia, que deve ser traçada em conjunto com profissionais de saúde e de educação física, para que o resultado esperado seja alcançado de uma maneira mais harmoniosa. “Este é um padrão que não é para todas as mulheres. Existe também uma questão de genética. É necessário fazer uma avaliação antes de iniciar os treinos”, pondera Erick Marques, coordenador da Academia Fit Premium, no bairro Mercês.

De acordo com ele, se a mulher tem potencial para ficar com o corpo mais forte, é traçado um plano com os treinos na academia. Tudo vai depender se a mulher tem pressa ou não para atingir o seu objetivo de ficar mais musculosa. “Quanto mais rápido ela conseguir, mais rápido o resultado vai embora. Este é um trabalho que precisa ser gradual”, explica Erick.

Antes de iniciar o processo, a mulher deve procurar um médico para saber se tem boa condição de saúde e se está apta para enfrentar treinos pesados. Depois disto, a mulher deve buscar ajuda de profissionais de educação física e academias de confiança, para que seja feito um planejamento personalizado, levando em conta todas as variáveis envolvidas para chegar a um corpo musculoso.

A mulher precisa passar por treinos com musculação, incluindo séries com menos repetição, mas com mais carga. Os treinos devem ocorrer, no mínimo, três vezes na semana. Mas há mulheres que treinam todos os dias, inclusive nos finais de semana. “Com mais dias de treinamento, mais rápido será o resultado”, salienta o coordenador. Mulheres como Juju Salimeni e Gracyanne Barbosa malham todo santo dia.

Ele defende que os treinos devem ser suportados por uma alimentação controlada, sem o uso de suplementos que podem ajudar no desenvolvimento dos músculos. “Mas, dependendo do tamanho que a mulher quer ficar, ela vai precisar de suplementos. Existem mulheres que tomam muitos suplementos. Isto deve ser feito com a assessoria de um profissional”, enfatiza Erick. De acordo com ele, caso a opção pelo suplemento seja feita, a mulher deve tomar a menor quantidade possível, pois ela não vai saber se o resultado alcançado teve mais influência dos treinos ou do suplemento. “Depois ela quer cortar o suplemento e tem medo de perder o resultado”, conta.

A manutenção dos músculos também depende de um planejamento. Se parar com os treinos em algum momento, a mulher volta ao estágio inicial. “É preciso manter uma rotina frequente de treinos. Não tem como diminuir o exercício para a mulher que deseja manter o corpo mais forte”, revela Erick.

Decisão embasada em uma necessidade

A zootecnista Paula Caron decidiu, há três anos, trabalhar o corpo para ficar mais forte. Primeiramente, a iniciativa foi baseada pelo fato de ter que lidar com animais grandes durante o trabalho. Em paralelo, estava a paixão pelas motocicletas. Um dos modelos que Paula pilota pesa “apenas” 300 quilos. “Para pilotar e exercer minhas atividades do dia a dia, eu precisava de mais força. Não foi apenas por causa da questão estética. Mas trabalhamos para adaptar esta necessidade da força com um aspecto harmonioso, para deixar bonito”, conta.

Aos poucos, a estética de mulher mais forte foi agradando Paula, que passou a ficar mais exigente com o resultado. Hoje em dia, Paula faz musculação três vezes na semana e treina a parte aeróbi,ca em outros dois dias da semana. “Além disto, sigo uma dieta equilibrada. Prefiro comprar o que é necessário e fazer as refeições em casa. É preciso fazer esta adaptação porque, na correria, você sempre opta pelo fast food. E isto não adianta e não dá resultado”, explica.

Paula diz que a rotina mais intensa de treinos e a alimentação controlada valem à pena diante dos resultados conquistados. No fim do ano passado, com o objetivo de participar de uma sessão de fotos, ela intensificou os treinos e deixou a alimentação bem restrita. Tudo para ficar com os músculos ainda mais definidos. O sacrifício durou 20 dias e o resultado foi satisfatório. Depois disto, ela retomou o planejamento tradicional de treinos. “Já perdi um pouco do que eu tinha conseguido no fim do ano, mas não perdi tudo”, afirma.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna