Existem formas de fazer com que a sua pele continue com cara do verão mesmo depois de você ter voltado da praia. Manter um bronzeado por mais tempo depende de uma combinação de cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois da exposição solar.
Para começar
Considere uma esfoliação antes de fazer as malas. O ideal é cuidar da pele com uma semana de antecedência. Reserve dois ou três dias para passar um creme esfoliante no corpo antes do banho. Esfregue levemente o produto nos braços, colo, costas, barriga, bumbum e pernas fazendo movimentos circulares. Depois enxágue com água morna.
A esfoliação remove as células mortas e melhora a circulação, mas deve ser sempre acompanhada de uma etapa de hidratação. Por isso, assim que sair do banho, passe um creme hidratante em todo o corpo para deixá-la nutrida.
Na hora de pisar na areia
O mais importante é a escolha do protetor solar. Nada de óleos ou bronzeadores, o fator de proteção mínimo deve ser o 15. O horário do sol também deve ser respeitado. Entre às 10h e 16h, os raios UVB, que deixam a pele vermelha, estão com força total. Para quem insiste em ir à praia neste horário, a melhor dica é instalar-se embaixo do guarda-sol para se proteger desta radiação direta.
No primeiro dia de praia, pegue leve. O bronzeado bonito deve ser gradual. Por isso, se você é muito branquinha, nem pense em passar o dia todo na areia. Também não esqueça de beber água, água de coco ou sucos naturais.
Quando sair do sol, sua missão é a hidratação. Tome um banho morninho, sem exagerar no sabonete, pois ele age a favor do ressecamento. Em seguida, passe um hidratante pós-sol.
Em casa
Mas se ainda assim você não alcançou a cor desejada, uma opção poder ser o uso de autobronzeadores. Estes cremes não fazem mal e nem provocam reações químicas. À base de dihidroxiacetona, as loções pigmentam apenas a camada mais superficial da pele, num processo muito parecido com o tingimento.
O único cuidado deve ser tomado na hora da aplicação. Ele deve ser passado em todo o corpo de uma forma uniforme. Evite o excesso em regiões como o cotovelo, pés, barriga e joelhos, pois ali a pele se acumula e pode ficar com uma coloração diferente do resto do corpo. O autobrozeador pode ser reaplicado em intervalos de 2 a 5 dias e podem manter a pele com a cor do verão até o fim da estação.