Saiba o que fazer para a maquiagem durar mais

A mulher que tem pele oleosa sabe que é difícil manter a maquiagem intacta por muito tempo antes de aparecer aquele aspecto brilhoso. Retardar o aparecimento da oleosidade depende dos produtos utilizados na hora de fazer a make. Para isso, existem várias opções no mercado e a mulher deve experimentá-las para encontrar aquelas que mais se adaptam ao seu tipo de pele. Além disto, seguir algumas dicas pode garantir uma pele perfeita por mais tempo.

A maquiadora Ariadne Cretella, que mantém o blog Tudo Make (www.tudomake.com), explica que o primeiro passo é investir no primer, produto que uniformiza a pele e minimiza o aspecto dos poros. “Cada primer vem com suas características descritas na embalagem. A mulher que tem a pele oleosa deve procurar aqueles com indicação para diminuição dos poros abertos ou os que seguram mais a maquiagem”, ensina.

Em seguida, a mulher deve ficar atenta à escolha da base. O produto deve ser livre de óleo em sua composição (oil free) e com acabamento mate, que não realça a oleosidade natural da pele. O pó tem a função de “selar” a base, garantindo que ela não saia tão facilmente e ainda contribua para o aspecto mais opaco na maquiagem. Pode ser utilizado qualquer tipo de pó.

Algumas marcas disponibilizam pós que devem ser usados especificamente na pele oleosa, oferecendo uma maior cobertura ou contendo substâncias que ajudam a controlar a oleosidade. A mulher ainda pode substituir o combo “base + pó” por outro produto, mais leve, principalmente nas ocasiões em que não precisa de tanta maquiagem. O BB Cream pode ser a saída nestes dias, segundo a maquiadora.

As mulheres com este tipo de pele podem ainda apresentar oleosidade nas pálpebras, também afetando diretamente o resultado do uso de sombra. Em pouco tempo, a sombra acumula nas linhas desta região. “O primer específico para os olhos ou um fixador de sombras vai fazer com que as sombras durem muito mais, além de deixar as cores mais vivas”, explica Ariadne.

Retoques e lenços garantem maior duração

Depois da escolha dos produtos certos e com a maquiagem feita, a mulher deve cuidar com a manutenção da make durante o dia. O pó utilizado na maquiagem deve ser levado na bolsa para retoques, principalmente quando a oleosidade começar a aparecer. Uma dica é utilizar os lencinhos que tiram a oleosidade sem afetar a maquiagem. A maior parte das marcas de beleza oferece este tipo de produto, em diferentes preços. “Com os lencinhos, que parecem um papel de seda, é possível remover o excesso de oleosidade, mantendo a maquiagem intacta. A mulher pode fazer apenas isto ou ainda passar mais uma camada de pó. Colocar o pó em cima da pele oleosa nem sempre confere um aspecto natural”, ensina Ariadne.

No calor que está fazendo nos últimos dias, manter a maquiagem em condições dignas é ainda mais difícil para a mulher com pele oleosa. “O certo é colocar menos produto e não tentar exagerar na quantidade”, comenta a maquiadora. Outra sugestão de Ariadne é investir no BB Cream, por ser mais leve do que a base. Por fim, quando é o caso de uma ocasião mais especial ou que necessite de mais horas com a maquiagem intacta, a solução pode estar no fixador de maquiagem.

Cuidados de saúde também são diferentes

Quem tem pele oleosa não deve prestar atenção apenas nos produtos de maquiagem. Os cuidados diários são essenciais para garantir uma pele mais bonita, o que vai impactar diretamente na make. Segundo a médica dermatologista Fabiane Mulinari Brenner, do Hospital Vita, a higiene da pele oleosa deve ser feita com sabonetes próprios para este tipo de pele, que são desengordurantes.

Na sequência, durante o dia, a mulher pode já aplicar o filtro solar. “Devem ser escolhidos filtros solares pouco oleosos, como a loção ou o gel. Tamb,ém há versões com toque seco ou oil control”, comenta. A dermatologista explica que nem sempre o creme hidratante é necessário, pois a hidratação pode vir com a aplicação do filtro solar no rosto. A mulher deve sentir se somente o filtro é suficiente para garantir a pele hidratada.

À noite, a mulher deve lavar o rosto novamente, para retirar a sujeira e os resquícios de filtro solar da pele. A maquiagem também deve ser removida, com o auxílio de um demaquilante. Por fim, depois da pele limpa, a mulher pode aplicar um tônico ou um adstringente. Segundo Fabiane, a hidratação no período da noite também dependerá da necessidade da mulher. “Se ela sentir a pele repuxando, pode aplicar um hidratante, mas que seja fluído ou em gel, para que não seja acrescentada muita oleosidade”, ressalta.

A médica lembra que não há motivos para a mulher com pele oleosa lavar o rosto várias vezes por dia, pois somente isto não vai diminuir a oleosidade da pele. “Isto pode causar irritação na pele”, revela Fabiane.