Trocar o açúcar refinado e o adoçante pelo mel é uma atitude consciente. Natural e saudável, o mel é o doce que está a favor da nossa saúde. Ele contém sacarose, que é absorvida rapidamente pelo organismo, ou seja, energia imediata para o corpo. Mas além de ser um alimento energético, é considerado também regulador, por apresentar minerais e vitaminas em sua composição.
Tipos:
Existem diversos tipos de mel, mas o de laranjeira e de eucalipto são os mais utilizados na culinária por serem mais suaves. Já o silvestre é bem mais forte
Barreira natural
Segundo a nutricionista Juliana Garcia, são muitas as propriedades do mel. “Ele é antiinflamatório, fortificante, tonificante, expectorante, antibacteriano”.
Está liberado?
O mel é essencialmente açúcar e apesar de todos os seus benefícios, deve-se tomar cuidado com a quantidade, pois o mel é um alimento altamente calórico. “Os diabéticos devem ter atenção ao consumir o mel, já que ele pode causar um aumento de glicose no sangue”, explica a nutricionista. Ela alerta ainda que crianças menores de um ano devem evitar o consumo do mel pela toxina do botulismo.