O outono chegou e, além da mudança do tempo, que já está dando as caras em Curitiba, é possível perceber que há muitas novidades também nas vitrines. Para saber o que estará em alta durante a as estações de frio, o TDelas convidou a consultora de imagem Claudia Piantini, da Caca Maria Consultoria de Imagem, para ir até o Shopping Palladium e dar algumas dicas de como ficar na moda no outono e no inverno.

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Lineu Filho
Camisa chiffon animal print: R$ 59,99. Calça legging: R$ 45,99.

“O forte da moda nessas estações serão as cores: tons quentes, como os terrosos, o uva, o verde militar e o azul estarão em alta, assim como a mistura de tecidos lisos com os encorpados”, apresenta. Outro destaque é a composição com estampas diferentes, as cores quentes aliadas aos tons mais neutros e a sobreposição das peças, tendências que podem ser colocadas em prática com jaquetas, camisas, calças e casacos.

De acordo com a consultora de imagem, quatro macrotendências são as referências para a moda no outono e no inverno: Esporte Minimal, Art Nouveau, Sixties e Genderless, traduzidas nas peças que já estão nas vitrines. Para Claudia, a macrotendência Genderless, quando não existem normas para os gêneros, é uma das mais contemporâneas. “Uma camisa de um rapaz, por exemplo, pode ser usada por ele mesmo, mas também por sua namorada. Este é o legal. Também se encaixam nesta macrotendência, as calças slim, a boyfriend e as camisas parka”, explica.

Lineu Filho
Casco longo: R$ 159,99. Blusa tricô: R$ 49,99. Lenço: R$ 25,99. Calça sarja: R$ 79,99. Sapato meia pata: R$ 79,99.

Outra tendência que chega com força nas peças de outono e inverno é o militarismo. Isto não significa que as estampas serão camufladas, mas que a inspiração vem nos tons de verde militar, em qualquer peça de roupa ou acessórios. Fazendo uma relação com o contexto social, Claudia reforça o momento de defesa. “É o mundo em que você quer se defender, como uma selva”, observa.

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Identidade

Mas independente do que está em alta ou não na estação, uma das principais dicas que a consultora de imagem dá se refere à definição da moda. Claudia ressalta que é preciso inteligência e atenção no momento de escolher suas roupas para não se tornar uma refém das tendências. “A moda é para todo mundo, para todos os gostos e o bacana é entender a moda, com inteligência e personalidade, senão você se torna só mais uma vítima da moda. Para isso é preciso identificar sua essência, achar sua identidade e usar isso a seu favor”, recomenda. Outra orientação é investir em peças que podem ser usadas em várias composições, sem problema algum em repetir a roupa.

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Conheça melhor e se inspire nas macrotendências que a consultora de imagem Claudia Piantini apresenta:

Lineu Filho
Jaqueta: R$ 159,99.Camisa tricoline: R$ 49,99.Calça jeans: R$ 79,99.Sapato meia pata: R$ 79,99.

Esporte Minimal: influenciada pelos esportes, esta macrotendência traz o equilíbrio entre o conforto e o minimalismo. Traz efeitos de color block, com fo,rte referência da pintura, em peças como regatas, bermudas e vestidos com recortes.

Art Nouveau: inspirada na referência feminina do final do século XIX, traz elementos florais decorativos, bordados elaborados, brilhos, tecidos leves e transparentes em vestidos curtos, saias vaporosas e blusas. Os saltos e os solados são mais decorados.

Sixties: com base nos anos 1960, os tecidos são mais encorpados, com proporções enxutas e linhas gráficas. Destaque para metalizados coloridos com leve inspiração futurista em vestidos e saias curtas, calça cropped, scarpins e bicos finos, além das bolsas reduzidas.

Genderless (sem gênero): nem de homem, nem de mulher. Esta macrotendência não possui as normas de gênero masculino ou feminino em composições limpas com T-shirt, camisa, blazer alongado e calça cintura alta.

Marco Charneski
Claudia sugere a sobreposição de roupas neste outono e inverno.

Dos pés à cabeça

Assim como nas roupas, a moda também inspira os acessórios e, porque não, as cores de esmalte. A coleção outono/inverno da Risqué, Brasil por Risqué. Moda, apostou na relação do trabalho dos estilistas com técnicas brasileiras em uma parceria com a consultora de moda Costanza Pascolato.

Entre as seis cores da coleção estão tons acinzentados, marrom, vermelho e roxo, também em destaque no vestuário. “A coleção chega para reforçar nossas raízes e o rico trabalho de nossas artesãs e estilistas. Ao todo, são seis cores sofisticadas e com a cara do inverno, representadas por materiais tradicionais em nosso país”, afirma a diretora de Marketing da Risqué, Daniella Brilha.

Sucesso no verão, o maxicolar dá lugar ao maxianel e aos maxibrincos durante o inverno. Para as bolsas e shamballas – pulseiras com pedrarias -, a proprietária da Boutique de Artes Joaninha Chic, Belyza Loureiro, investe nas cores fortes. “Serão mais usadas as cores verde esmeralda, vinho, azul marinho, marrom, bege claro e tons de nude. O jeans veio como tendência forte nos acessórios, o caveirismo permaneceu de outras estações e marcou muito nas estampas e acessórios. Os spikes – aplicações de espécies de tachinhas – também”, destaca.

A tendência dos spikes segue com força também nos calçados, que na coleção da Piccadilly, são apresentadas por destaques de outras estações que foram renovados para o outono/inverno. Junto com as aplicações também estão os saltos embutidos, em botas e ankle boots, o estilo cowboy do western boots, o uso do elástico nas laterais dos calçados nas chelsea boots e as referências militares, no estilo de coturnos e detalhes em amarrações, zípers e fivelas.