A prática de pilates pode ajudar a melhorar os sintomas – nada agradáveis – da TPM. Ufa! Segundo análise já divulgada na imprensa, este problema que afeta 75% das mulheres com idade entre 20 e 45 anos, já tem solução.
Antônio Claudio Fretz, fisioterapeuta e instrutor do Maha Studio do Corpo, revela que “além de manter o corpo em forma, o pilates também é indicado para aliviar os sintomas típicos da TPM como irritabilidade, depressão, sensibilidade emocional, inchaço, baixa autoestima, cansaço, insônia e até ansiedade”.
De acordo com estudo feito pela University of British Columbia, em Vancouver, a prática de exercícios físicos pode reduzir os sintomas da Tensão Pré-Menstrual, tendo em vista que o corpo em movimento libera endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer), tonifica os músculos e regula o metabolismo.
No caso do Pilates, o hormônio é produzido por meio do trabalho respiratório praticado, por isso é possível sentir sensação de bem-estar e equilíbrio emocional, principais fatores afetados pela TPM. Então, a indicação para aqueles dias de desanimo, dores, inchaço é somente uma: Pratique Pilates!