Eles têm um papel fundamental no feng shui. Mais do que refletir energia, eles funcionam como captadores de tudo aquilo que você quer trazer para dentro de casa e também como seguranças que mantém longe o que não é legal.
“Se em frente a sua janela tem um poste com um transformador de luz, posicione o espelho de maneira que ele reflita essa imagem e toda a energia ruim que ela emana para fora”, exemplifica a arquiteta especialista em feng shui Bernardete Maria Lourdes Rodrigues.
Mas, se a sua vista é de um lindo bosque, de um jardim ou mesmo de uma bela árvore, aproveite e reflita essa imagem e as boas energias da planta para dentro da sua casa. Faça isso posicionando o espelho numa parede perpendicular à janela de modo que ela exiba a paisagem.
Em frente às portas, os espelhos só podem ser instalados se não refletirem a porta do elevador ou da casa do seu vizinho. Quem tem hall de entrada privativo consegue organizar melhor a disposição do espaço, então a instalação dos espelhos é mais fácil. A única regra é manter o foco no que a superfície vai refletir.
Em salas pouco ensolaradas, instalar espelhos nas laterais da janela e em paredes perpendiculares a ela ajuda a refletir o calor e a boa energia solar para o interior da residência.
Elemento non grato
Nos quartos, o uso do espelho é limitadíssimo. “Somos seres elétricos, cheios de energia. Dormir tendo a sua imagem refletida por um espelho lateral ou frontal pode influenciar negativamente o sono e até gerar fadiga”, alerta Bernardete. “Isso acontece porque o espelho vai refletir essa energia de volta para a pessoa durante toda a noite”.
O interior da porta do armário é, portanto, o único lugar aceitável para se instalar um espelho. Atrás da porta de entrada do quarto também, desde que você arrume seu corredor e o torne uma área agradável. “O ideal mesmo é que o quarto seja o espaço para dormir e relaxar. Roupas e espelhos deveriam ficar num closet. E a televisão e aparelhos eletrônicos, na sala”, sentencia a especialista.