Oligoelementos são essenciais para o bom funcionamento do corpo

Alguns sintomas como problemas no sono, alterações de humor, intestino preguiçoso e cansaço constante podem representar ausência de minerais no organismo. Estas substâncias são essenciais para o funcionamento do corpo e quando estão em falta precisam ser repostas. É caso dos oligoelementos, expressão não muito conhecida, mas muito importante.

“Os oligoelementos são alguns elementos químicos necessários para o nosso corpo. Precisamos em pequenas quantidades, menos de 100 mg por dia, mas são primordiais para o funcionamento do nosso organismo”, explica a nutricionista e professora da Universidade Tuiuti, Petra Mirella Theiss. Em muitos casos não conseguimos sintetizar estas substâncias no nosso organismo, por isso é importante buscá-las na alimentação. Outras possibilidades são os tratamentos com os minerais.

A nutricionista destaca que a principal fonte dos minerais é uma refeição completa, já que eles estão presentes nos alimentos. “A partir do momento em que a pessoa tem uma alimentação adequada, com todos os grupos de alimentos, ou seja, proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas, consegue garantir o consumo dos minerais”, orienta. “Acontece que algumas vezes o organismo não consegue absorver os minerais na totalidade. A presença de outros elementos também acaba “roubando” os nutrientes”, complementa Petra. Um exemplo é a ingestão de grande quantidade de cálcio, que pode reduzir a absorção do ferro.

Exames de sangue identificam com precisão a falta de minerais no organismo e nestes casos é recomendado um estudo para identificar o elemento e a dosagem necessária a ser reposta. A reposição acontece com suplementos ou com a reeducação alimentar. “Inicialmente os sintomas são muito imperceptíveis, mas qualquer manifestação acaba se refletindo em um conjunto de fatores”, diz Petra.

Reposição dos minerais aliada aos benefícios estéticos

Ter a quantidade necessária de minerais no organismo também garante reflexos positivos na beleza. Em Curitiba, a empresa Oligoflora trabalha com a reposição dos minerais, trazendo efeitos estéticos, que são consequência da saúde em dia. Tudo é realizado a partir de um mapa metabólico, que verifica situações como dores no corpo, funcionamento do sistema digestivo, ansiedade e outros aspectos, que identificam quais minerais estão faltando.

“Não é apenas um tratamento estético. Nos tratamentos convencionais, a pessoa consegue tratar a celulite, por exemplo, mas a causa continua lá. Com os minerais se trabalha com o funcionamento do organismo e a tendência é o corpo todo melhorar”, destaca a esteticista e consultora Daisy Turri. Os minerais são absorvidos no corpo em forma de gel, que é massageado em partes estratégias, como antebraços, abdômen e coxas. A absorção é potencializada com a ionização, em que é utilizada uma espécie de rolo ligado à corrente elétrica. A oligotecnologia utilizada é europeia e baseada em uma técnica francesa, inspirada na medicina ortomolecular.

Os minerais influenciam também a desintoxicação do organismo e os tratamentos estéticos, trazendo resultados na redução de medidas e gordura localizada, além da diminuição de celulites. O tratamento na empresa dura pelo menos cinco semanas e o investimento chega a R$ 900,00, valor que varia de acordo com o interesse da paciente e pode ser parcelado. “Temos percebido uma procura bem grande de pacientes da classe C”, conta Daisy.

Ainda sem muito conhecimento sobre os oligoelementos, muitas clientes se interessam inicialmente pelos efeitos estéticos, mas depois descobrem os benefícios do equilíbrio dos minerais para a saúde. &,ldquo;As pacientes ainda não conhecem muito a questão dos minerais, mas é muito difícil não ter nenhum resultado”, garante a proprietária da franquia curitibana, Talita Cassandra de Oliveira Galo.

Foi assim com a paciente Kamilla Massera, 18 anos. Ela está terminando a primeira etapa do tratamento. Sua procura inicial foi o tratamento estético, que resultou numa melhora completa. “Sinto bastante diferença”, conta a estudante, que percebeu, junto com a redução de medidas, o fim das dores de cabeça, da queda de cabelo e dos efeitos da TPM. Ela credita todos estes resultados aos minerais, já que antes realizou outros tratamentos sem os mesmos resultados e também não conseguiu os efeitos apenas com os exercícios e os cuidados com a alimentação. “Regulou todo meu corpo, meu metabolismo”, assegura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna