Nutricosméticos ajudam na manutenção da pele

Muitas mulheres acrescentaram em sua rotina o hábito de ingerir as “pílulas de beleza”, produtos desenvolvidos para estimular a melhora do cabelo, das unhas, do aspecto da pele e até da celulite, além das promessas de ajudar no emagrecimento. Os chamados nutricosméticos são encontrados em farmácias e estabelecimentos especializados em beleza.

Apesar da disponibilidade, a mulher deve consultar um profissional da saúde antes de começar a ingerir as cápsulas.
Carolina Sommer, diretora técnica da Equaliv, empresa especializada em produtos deste segmento, explica que os nutricosméticos possuem principalmente vitaminas, minerais e outros componentes que ajudam a repor substâncias essenciais para o corpo. “Não é um medicamento ou um cosmético. Ele também possui ativos que trabalham a perda de peso. Mas tudo natural. É uma espécie de suplemento natural”, explica. O Equaliv Nutri, por exemplo, possui 13 vitaminas e dez minerais. O produto supre a deficiência de vitaminas e minerais no organismo, estimulando as defesas do corpo.

A nutricionista clínica Jennifer Partika, do Hospital Santa Cruz e inscrita no Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (Paraná), complementa que os nutricosméticos são suplementos com alimentos para o bom funcionamento das células, como vitaminas, minerais e antioxidantes. As cápsulas contêm estas substâncias, que ajudam para um melhor desenvolvimento das atividades do corpo. “As mulheres são muito vaidosas e procuram os nutricosméticos para estimular o crescimento do cabelo, deixar a unha mais forte, a pele mais bonita. São vários usos e o principal deles é para combater a celulite”, revela.

De acordo com Carolina, o nutricosmético deve ser receitado por um médico, farmacêutico ou nutricionista. “Não existem restrições para o uso do produto, mas é preciso cuidado. Um profissional da saúde vai indicar e orientar o uso correto do nutricosmético”, afirma Carolina.

Jennifer reforça que os produtos são encontrados facilmente nas farmácias e em lojas especializadas, mas devem ser usados após a indicação de um profissional de saúde. “A mulher pode ingerir uma quantidade de suplemento ou de determinada substância que seja alta para ela”, aponta.

Além disto, pode haver conflitos entre os suplementos, caso a mulher tome vários ao mesmo tempo. Por isto, a consulta com um profissional de saúde se torna tão importante. Ele também vai calcular a dosagem correta para cada caso, conforme o objetivo da paciente e sua condição geral de saúde. Alguns nutricosméticos possuem cafeína, por exemplo. Esta é uma substância que pode influenciar outras partes do organismo. Cada produto tem uma indicação e o seu uso varia conforme o desejo da mulher, tendo uma indicação de ingestão específica, que vai desde uma cápsula por dia até com intervalo de horas. “É preciso tomar todo dia, criando este hábito na vida da mulher”, ressalta Carolina.

Combatendo o envelhecimento

A diretora técnica da Equaliv revela que o mercado dos nutricosméticos tem apresentado crescimento nos últimos anos no Brasil. Os focos das mulheres brasileiras são a beleza, bem-estar e prevenção. Muitas começam a consumir os nutricosméticos para retardar o envelhecimento. “Nos Estados Unidos e na Europa, este tipo de produto é mais difundido. No Brasil, este mercado vem crescendo bastante, inclusive superando o avanço do mercado farmacêutico, que cresce de maneira significativa no País”, avalia.

A dermatologista Deborah Skusa de Torre, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Paraná (SBD-PR), lembra que este tipo de produto está disponível há algum tempo no mercado. No entanto, nos últimos anos, ocorreu um crescimento na oferta e uso dos nutricosmésticos. “De um a dois anos para cá, percebemos vários produtos diferentes no mercado, até mesmo pelo aumento nos estudos nesta área”, ,diz. Especificamente para a pele, os nutricosméticos têm a função de retardar o envelhecimento e melhorar o aspecto da pele e das rugas, por meio do estímulo à produção de colágeno.

O nutricosmético pode ser um aliado em um tratamento ou rotina da mulher a favor da beleza. Jennifer enfatiza que somente o produto não é capaz de “fazer milagres”. A mulher deve adotar o nutricosmético associado a outras atividades e tratamentos, como alimentação de qualidade e prática de exercícios físicos. “Para a pele, o nutricosmético deve ser usado juntamente com o tratamento indicado pelo dermatologista, com o aval do profissional. Sozinho, o nutricosmético não vai adiantar. Ele ajuda a potencializar tudo o que a mulher está fazendo para atingir o seu objetivo”, pondera a nutricionista.