Pra ficar perfeita

Noivas apostam em consultoria de imagem para o grande dia

A escolha acertada do vestido, sapato, buquê e dos acessórios que envolvem o vestuário da noiva é mais do que importante. Prestar atenção nos detalhes pode fazer com que a mulher se sinta ainda mais bonita e segura em seu grande dia, além de destacar a beleza natural da noiva, realçando seus traços ou disfarçando o que não a favorece.  Para tomar as melhores decisões, muitas noivas analisam seu biótipo, tom de pele, formato do rosto, estilo pessoal e outros fatores que podem fazer com que elas arrasem diante de seus futuros marido e dos convidados.

Quem oferece estas dicas preciosas são profissionais como a consultora de imagem Ana Adad. Antes de definir o modelo do vestido, dos brincos e de outros detalhes, ela explica que as noivas devem observar algumas informações sobre elas mesmas. “Em primeiro lugar a noiva deve conhecer quais são que cores as favorecem. Sabendo isto é possível escolher o branco ideal”, orienta.
O segundo passo, diz a consultora, é observar o formato do corpo, que vai ajudar a definir o corte do vestido. Mulheres com seios avantajados, por exemplo, devem evitar modelos frente única e de gola alta. Já as noivas com braços mais gordinhos costumam não ficar bem com o tomara que caia. “Em terceiro lugar está a proporção do rosto e seus traços, importantes para escolha dos brincos, colares, tiara e também do penteado”, explica.

Tons

No caso dos vestidos, a consultora ressalta que a noiva precisa compreender que não existe apenas um tom de branco. A nuance escolhida deve combinar com a cor da sua pele, olhos e cabelos. “O branco não é igual para todo o mundo. Temos o branco puro, o perolizado, o amanteigado, off white e outras variações. Cada um harmoniza com um dos subtons em que as mulheres podem ser divididas. Os quatros grupos principais remetem às quatro estações do ano”, destaca.

Para saber qual é a “estação” de cada noiva, Ana utiliza um teste com tecidos nas cores dourada, prata e cobre. De modo geral, ela explica que o tecido cobre combina com quem é de outono (pele quente com cabelos e olhos escuros) e o dourado ilumina as pessoas primavera (pele clara, com pouco contraste entre olhos e cabelos).  Já o prata realça mulheres de tom verão (loiras naturais) ou inverno (com maior contraste entre a pele, olhos e cabelos). Em relação aos acessórios, são mais indicados os tons de prata para as mulheres verão ou inverno, dourado para as noivas primavera e cobre para quem é do outono.

Cuidados com os cabelos

Os cabelos são outro ponto de destaque de uma noiva. Para a cabelereira Tayna Viana, do Salão Lady&Lord Ecoville, assim como o vestido, o corte, a coloração e o penteado também devem  harmonizar com o formato do rosto, a cor dos olhos, a personalidade e o gosto pessoal da noiva.

Para que elas não tenham nenhuma dúvida, Tayna costuma realizar testes prévios. “Gosto de manter contato antecipado e conhecer a noiva. Assim consigo saber mais sobre ela e sobre a festa. Antes da prévia de penteado peço para ela fazer uma foto com seu vestido, isto ajuda a imaginar como ela ficará depois de pronta. E para definir o melhor estilo, ouço os desejos dela e sugiro o que é mais indicado, o que a deixará ainda mais linda”.

Sobre os penteados, ela explica que rostos redondos não ficam harmônicos com cabelos com muitos cachos ou volume na lateral, e os penteados moicanos ou topetes não são indicados para quem tem rosto alongado. Entre seus os conselhos principais para as noivas, está não fazer transformações radicais antes do casamento e cuidar da saúde dos fios, com hidratações frequentes e cuidados com as pontas.

Resultado garantido

Casada há um ano, a analista de vendas Tania Maria Cezanoski Travensolli Klosowski, 27, contou com a ajuda da consultora de imagem para escolher o visual para seu casamento e não se arrependeu. “Foi muito importante ter a consultoria. Ela me auxilio,u com as melhores dicas, como o modelo ideal de vestido de acordo com meu biótipo e estilo. Ajudou também na escolha da cor do esmalte, sapatos e acessórios. O vestido, o buquê, a maquiagem e cabelo ficaram muito bons. O resultado foi excelente”, conta.
Com a ajuda, ela se sentiu segura para escolher um modelo de vestido que, até então, estava fora de questão. “Escolhi um vestido de noiva branco, tomara que caia estilo princesa. Não me imaginava casando com um vestido tomara que caia, achava que ficava ainda mais magra, porém, fazendo as provas e com a ajuda da consultora, decidi pelo modelo e fiquei encantada” confessa.