Se você está pensando em levar seu animal de estimação junto na viagem, saiba que é preciso levar também alguns itens básicos para garantir o bem-estar e a saúde do bichano longe de casa.
Separe para ele uma pequena malinha e boa viagem!
Objetos pessoais: não é obrigatório, mas com certeza ele vai estranhar bem menos a mudança de ambiente se estiver junto da sua caminha e das tigelas de água e comida que está acostumado. Se a cama for grande demais para carregar, substitua-a por uma pequena manta ou almofada alguns dias antes da viagem.
Ração: leve um estoque extra da marca que o seu animal está acostumado a comer. No local, você corre o risco de não encontrá-la e as mudanças bruscas na alimentação podem causar alergias, queda na imunidade e distúrbios gastrointestinais.
Coleira com identificação: no caso dele se perder ou fugir. Lembre-se que só o nome do animal adianta nada. Ela precisa de dados como telefone e o endereço para que as pessoas possam localizá-lo.
Atestados veterinários de saúde: carregue a carteirinha de vacinação em dia sempre com você. Dependendo da legislação local e principalmente durante a viagem (de carro, ônibus ou avião), ela pode ser extremamente necessária.
Toalhinhas úmidas: existem várias no mercado, próprias para pets. São ótimas para limpar a seco o animal quando não há possibilidade de banho.
Tapetes higiênicos: outro acessório que pode ajudar muito já que seu pet poderá sair da rotina com que está acostumado a fazer suas necessidades. Se possível, compre junto um daqueles sprays com cheirinhos atrativos para ser borrifado sobre o tapete.
Solução oftalmológica: para manter as orelhinhas limpas e livres de bactérias. Em viagens é muito comum os pets ficarem suscetíveis a infecções do ouvido, principalmente na praia.
Anti-pulgas: infestações podem surgir facilmente quando há contato com outros cães ou locais freqüentados por eles. Converse com seu veterinário de confiança e escolha o método de combate mais adequado ao seu bichinho e ao tipo de viagem que você estará fazendo.
Calmantes fitoterápicos: alguns animais ficam realmente chateados e estressados quando saem da rotina e do conforto do seu lar. Há cães que não param de latir, outros que uivam a noite inteira e gatos que ficam bem desnorteados. Só por precaução, vale à pena levar produtos calmantes de uso externo, geralmente vendidos na forma de spray. Eles podem ser encontrados em qualquer pet shop e são fitoterápicos, sem nenhuma contra-indicação. Já para os felinos, uma boa solução pode ser o catnip, também chamada de erva de gato.