Exames de mamografia são de vital importância para mulheres, principalmente as que estão na faixa etária de 50 a 69 anos. A conclusão é de um estudo internacional publicado recentemente pelo New England Journal of Medicine.
Nele, especialistas de 16 países levaram em conta os prós e os contras dos diferentes métodos de detecção do câncer de mama. O trabalho foi coordenado pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS), e contribuirá para a atualização do Manual da IARC sobre a detecção do câncer de mama, cuja última edição foi em 2002.
O estudo confirma outros anteriores, no quais se afirmava que mulheres de 50 a 69 anos são as que mais se beneficiam da mamografia. Tanto que as que fazem mamografia regularmente – a cada dois anos – reduzem em 40% o risco de morrer de câncer de mama, segundo o que foi apurado pelos especialistas.
Além disso, os benefícios das mamografias são superiores aos seus aspectos negativos, tais como resultados falso-positivos, sobre-diagnósticos e cânceres potencialmente causados por efeitos de radiação.
É sempre bom lembrar que quanto se trata de câncer, é melhor prevenir do que remediar. O câncer de mama é o câncer mais frequentemente diagnosticado em mulheres no mundo e a segunda maior causa de morte por câncer em países desenvolvidos. A doença causou 521 mil mortes no mundo em 2012, segundo os últimos dados da OMS.