Uma das esportistas mais conhecidas no Brasil está treinando novamente em Curitiba. Depois de uma temporada entre 2003 e 2008 com a seleção brasileira, a ginasta Daniele Hypólito retornou para a cidade neste ano para integrar o time do Centro de Excelência de Ginástica (Cegin), que funciona atualmente como um clube. Daniele continua integrando a seleção, mas treina normalmente no Cegin e depois se junta à seleção nos períodos próximos das competições. Além disto, ela também participa de campeonatos de clubes. No total, 30 esportistas treinam no local, incluindo também Jade Barbosa e Ethiene Franco, outros destaques nacionais do esporte.
Daniele está intensificando os treinos para o Mundial de Ginástica, programado para a primeira semana de outubro deste ano, na Bélgica. Geralmente, a ginasta enfrenta duas sessões de treinamento por dia. Dependendo do andamento das atividades durante a semana, ela consegue tirar uma folga na sexta-feira de tarde e no final de semana. “Começamos esta semana a preparação específica para o Mundial, que requer um treino mais especial. São muitos detalhes que precisam ser analisados. Os detalhes são muito importantes. A série perfeita não pode ter descontos bobos”, explica.
Os treinos podem estar ligados com uma competição específica, mas Daniele sempre trabalha visando as Olimpíadas. As próximas vão acontecer no Rio de Janeiro, em 2016. “Estou no meu quinto ciclo olímpico. Termina um e já começo a pensar no próximo”, conta. Depois de participações em quatro Jogos Olímpicos, Daniele precisava diminuir um pouco o ritmo, mas sem se descuidar dos treinos. Ela passou alguns meses saindo mais com os amigos e viajando. “Aproveitei um pouco para relaxar, mas não deixei de treinar. Precisava disto. Eu podia dar uma volta à noite, mas não faltava um treino ou chegava atrasada. Nunca deixei de cumprir meus compromissos de atleta”, afirma Daniele.
A fase um pouco mais “relaxada” durou até o Carnaval deste ano, quando ela retomou a rotina bem intensa de treinos. E, mesmo com o período um pouco mais tranquilo, Daniele já conquistou títulos nacionais e internacionais neste ano. “Agora é totalmente diferente. Se tem um jogo na quarta, eu vejo em casa. Às vezes, nem consigo terminar de ver porque vou dormir cedo. Deixo para sair de sábado para domingo, a não ser quando aparece algum compromisso com os patrocinadores”, revela. Se ela consegue a folga de sexta de tarde e pode emendar com o final de semana, a ginasta programa diferentes atividades, como viajar para o Rio de Janeiro, visitar a família em Maringá ou curtir um lugar diferente com as amigas.
Futuro
Daniele já decidiu que encerra a carreira em 2016, após as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Ela pretende fazer um curso superior em alguma área ligada à Comunicação. Isto deve acontecer em breve, mesmo com os treinos. Ela pensa em dar início aos estudos em Comunicação em Curitiba mesmo. Daniele cursava Educação Física, mas trancou a faculdade. “Já fiquei muito tempo dentro do ginásio para depois virar treinadora. Acho que não teria paciência. Se me chamarem para ser comentarista, falaria do que eu conheço. Mas acompanhar as competições e fazer entrevistas com os atletas é diferente”, destaca.
Sem deixar a feminilidade de lado
Felipe Rosa |
---|
Uma das principais esportistas mulheres da atualidade no Brasil, Daniele Hypólito voltou a treinar em Curitiba recentemente., Além dos planos para o futuro, ela revela como consegue cuidar da beleza mesmo com uma rotina puxada de treinos e tantos compromissos com patrocionadores. Veja na galeria de fotos as ginastas. |
Apesar da correria, a ginasta consegue aliar o dia a dia com os cuidados com a beleza. A visita ao salão acontece pelo menos uma vez a cada 15 dias, nos dias de folga durante a semana. Ela prefere não ir no sábado para não gastar o pouco tempo que tem na cadeira do cabeleireiro. Daniele mudou bastante o cabelo nos últimos tempos. Ela conta que sempre fez escova progressiva, mas resolveu apostar em uma coloração diferente, com a mudança do tom mais para o loiro. “Mas quando cresce a raiz, dou um tempo no retoque das luzes para fazer o retoque da progressiva, mas apenas na raiz”, salienta.
A beleza também está presente quando Daniele faz as suas apresentações. Ela apostava em uma maquiagem mais forte, utilizando as cores da bandeira do Brasil nas sombras, como maneira de destacar bastante a expressão. Ultimamente, a opção dela tem sido por uma maquiagem mais leve nos olhos. Daniele também gosta de se produzir quando sai à noite. “Lógico que às vezes eu erro também. Não sou maquiadora ou entendedora de moda e cabelo. Também não vou viver de agasalho. Gosto de estar bem vestida, bem bonita”.
Por causa de seus resultados na ginástica e por representar nosso país em competições internacionais, o público facilmente reconhece a Daniele quando ela chega em algum lugar. A ginasta também é alvo de notícias, e não apenas aquelas ligadas ao mundo esportivo. Daniele “vira e mexe” aparece nas páginas sobre celebridades. “Vejo as fotos e as matérias. Evito ver os comentários porque às vezes tem gente que fala besteira. Podem falar, mas eu não ligo”, revela.
Veja na galeria de fotos as ginastas.