Fios lisos ou encaracolados precisam de cuidados especiais

Não importa o formato do cabelo da mulher. Os fios precisam de cuidados diários para que fiquem macios e com brilho todos os dias. Mas a rotina de beleza varia conforme o tipo de cabelo e deve incluir produtos específicos que podem ajudar a alcançar o resultado desejado. Nesta semana, o TDelas traz dicas para as mulheres com cabelos lisos ou encaracolados, com o auxílio de integrantes da equipe do Instituto L’Oréal Professionnel, especializado na formação de profissionais de beleza em Curitiba.

Segundo os instrutores Fernando Borella e Pamela Metzger, o cabelo ondulado geralmente é mais ressecado, pois o próprio formato de caracol dos fios é responsável por dificultar a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas. Ao contrário do cabelo liso, que permite que esta oleosidade chegue a todo o comprimento do fio.

Os cuidados diários, tanto em cabelos lisos quanto encaracolados, devem incluir um xampu, um condicionador, uma máscara e um protetor térmico. As mulheres podem optar por linhas específicas para cada tipo de cabelo. Existem produtos no mercado que atendem as consumidoras de cabelos mais lisos e as de cabelos encaracolados. As linhas destinadas para os fios lisos ajudam a disciplinar e proteger contra umidade. Há versões que podem deixar os fios ainda mais lisos ou com aspecto mais natural. Os produtos para cabelos ondulados têm a função de garantir mais hidratação, além da redução de volume e do frizz.

Entre o arsenal de produtos, deve estar o protetor térmico, utilizado quando a mulher faz uso de secadores ou chapinhas. “O protetor térmico é sempre indicado e deve ser aplicado no cabelo ainda úmido. A mulher pode retirar o excesso de umidade do cabelo antes de borrifar o protetor térmico, que protege os fios do calor do secador e da chapinha. Deve ser evitado o uso de secadores com temperaturas muito elevadas sem o uso de um protetor térmico”, explica Borella.

Parte das mulheres que possuem cabelos ondulados prefere não usar o secador, deixando o cabelo secar naturalmente. “Esta mulher usa os cachos a seu favor”, enfatiza Borella. Os cremes sem enxágue podem ser usados depois da lavagem dos cabelos. Para os cabelos encaracolados, os finalizadores são de extrema necessidade, pois modelam os cachos e evitam o temido frizz. “O finalizador é um forte aliado para todos os tipos de cabelo. Nos cabelos mais finos e lisos, o cuidado deve ser com o excesso de produto, pois eles podem deixar o cabelo com aspecto de oleoso”, ponderam os instrutores do Instituto L”Oréal Professionnel.

Uma aliada em comum: a máscara

Marco Andre Lima
No caso das mulheres com cabelos lisos, elas devem tomar cuidado com o exagero no uso de máscaras.

A aplicação de máscaras não pode ser esquecida pelas mulheres, tanto as de cabelo liso quanto as de fios encaracolados. Mas a escolha do produto e a frequência de uso dependem da saúde das madeixas. “Tudo vai depender da necessidade do cabelo. Nos fios mais danificados, a aplicação da máscara pode acontecer uma vez na semana. Os cabelos com pouco ressecamento podem receber a máscara uma vez a cada quinze dias”, ensina Borella.

Ele ressalta que as mulheres de cabelos lisos devem tomar cuidado com as porções colocadas no cabelo, pois os fios podem ficar pesados e com aspecto oleoso. “Para quem tem cabelo liso, sempre é necessário este cuidado com excesso de produto. Quanto mais liso o cabelo, maior pode ser a demonstração de oleosidade. Causa esta falsa impressão e a mulher passa a lavar o cabelo todos os dias”, revela o instrutor.

De acordo com ele, os cuidados com o cabelo encaracolado podem demorar mais. Entre os motivos estão a ma,ior quantidade de fios e o maior volume. “O cabelo ondulado depende de um pouco mais de atenção, até porque ele é um pouco mais ressecado que o liso. Mas isto não impede a mulher de fazer qualquer tipo de procedimento”, explica Borella, lembrando sobre as tinturas e descolorações.

Qualquer que seja o caso, a mulher não pode “abandonar” os cuidados com o cabelo, pensando também a longo prazo. Um profissional pode ajudar na orientação sobre os cuidados diários e os tratamentos que podem ser feitos em casa, dando o pontapé inicial para uma boa relação com seu cabelo. “Mas a mulher também deve ficar atenta para reparações mais profundas, que serão executadas somente em salões, desde uma ampola até as cauterizações e injeções moleculares, para que os cabelos fiquem sempre saudáveis”, afirmam os instrutores. “Tomar os cuidados em casa também prolonga os tratamentos feitos no salão”, completa Borella.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna