Eles atravessaram gerações e continuam mais presentes do que nunca nos cabelos de quem quer ter um visual bonito e natural. Afinal, enrolar as madeixas com bobes ainda é a solução encontrada por muitos cabeleireiros para deixar as clientes prontas para o trabalho ou festa. A vantagem é que eles não agridem os cabelos, como chapinhas e escovas, e ainda não marcam os cabelos.
Mas se o acessório é antigo, o material do qual ele é feito evoluiu com o tempo. Hoje é possível encontrar bobes de silicone, com velcro e espuma. Os tamanhos também variam conforme o efeito desejado. Por isso, se você ainda não acertou a fórmula para usá-los, aí vão algumas dicas.
Numeração: os diâmetros variam entre 1,3 cm a 6 cm e numeração vai de um a oito para modelos sem capa e de um a quatro para tipos com capa. Quanto maior o número, maior o tamanho.
Comprimento do cabelo: quem tem cabelo curtinho deve optar pelos menores, já os longos, usam os maiores. Também é possível variar o tamanho e usar os menores perto da nuca para deixar mais cacheado.
Tipo de cabelo: se você tem cabelos crespos e quer alisá-los é preciso fazer uma escova e depois colocar os bobes maiores. Para os lisinhos, os bobes menores dão um efeito enroladinho.
Material:
Plástico: os mais tradicionais, indicado para todos os tipos de cabelo
Espuma: indicado para cabelos curtos e médios, criando cachos mais definidos.
Silicone: deixa os cabelos com um ondulado mais solto, é indicado para cabelos com longos e médios;
Velcro: para todos os comprimentos.
Como usar:
– separe os cabelos em mechas de acordo com o tamanho do bobe.
– enrole o bobe das pontas para a raiz. No sentido horizontal, o cabelo fica enrolado, no sentido vertical, fica em espiral
– verifique se eles estão bem firmes
– os bobes podem ser usados em cabelos úmidos e secos
– em cabelos secos devem ser colocados após uma escova e só devem ser retirados após as madeixas esfriarem.