Propaganda é a alma do negócio. Pelo menos, é o que afirma o antigo ditado, tão conhecido no mercado. Mas hoje, para conquistar e fidelizar seus clientes, fazendo com que sua marca seja conhecida e reconhecida pelo público, as empresas precisam ir além deste conceito. E os desafios que envolvem as estratégias de marketing são uma preocupação constante dos gestores, afinal, esta é a ferramenta responsável por criar desejos nas pessoas, o que faz com que elas optem por uma determinada marca, quando decidem consumir um produto ou serviço.
Para o consultor de marketing e comunicação e professor Redhook School Laerte Ferraz, quando o assunto é marketing, para ser bem sucedido, é necessário planejamento. “Planejar é antecipar ações com vistas a um resultado desejado, levando em conta os recursos disponíveis ou necessários. Tudo deve começar com a definição de objetivos, o quanto se dispõe para isso e em qual prazo queremos os resultados. Depois, é preciso avaliar os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades. A partir daí, a empresa ou negócio deve identificar como quer se posicionar na mente dos prováveis consumidores”, orienta o consultor.
Ele também indica realizar uma análise, para verificar se o produto, os preços, a distribuição e a comunicação estão compatíveis com esse posicionamento e, se não estiverem, efetuar ajustes no planejamento. “Depois, será preciso escolher as ferramentas da comunicação de marketing: publicidade, relações públicas, promoção de vendas, força de vendas e marketing direto”.
E o segredo do sucesso está em dosar os esforços em função daquilo que é possível fazer. “As melhores estratégias para qualquer tipo de negócio são aquelas que conseguem oferecer diferenciais competitivos. Isso significa, muitas vezes, melhorar a qualidade do atendimento, oferecer maior comodidade, garantias de satisfação, facilidades de pagamento ou trabalhar com produtos ou marcas exclusivas”, esclarece Ferraz.
Inovação
A consultora do Sebrae Paraná Marielle Rieping afirma que inovação também é fundamental para qualquer tipo de empresa, não importa o tamanho, nem o segmento. E, para que as empresas inovem e alcancem seus objetivos, ela dá dicas valiosas. “Fique próximo do seu cliente: é importante que o empresário acompanhe de perto e, se possível, possua um relacionamento com seu cliente. Conte uma história: A gente só compra aquilo que a gente se identifica e confia, seja um produto ou uma marca. Invista nas pessoas: Nenhuma empresa acontece sozinha e as pessoas são primordiais para engajar sua empresa rumo ao sucesso e ao fracasso”.
Marielle ainda recomenda apostar no design, estar atento ao mercado e às novas mídias. “O design não é somente a identidade visual de seu produto, ele deve fazer parte da estratégia da empresa. Sobre o mercado, analisar e pesquisar o que os concorrentes estão fazendo é tarefa diária para entender o andamento dele. Com relação às velhas e novas mídias, sua marca deve estar presente onde o seu cliente está. Portanto, avalie muito bem o veículo, exposição, mensagem e o público a que se destina”.
Receita de sucesso
Há 10 anos no mercado de bolos e doces para festas, a empresária e chef Flávia Stavis, da Doces Momentos Patisserie, comemora o fato de ter encontrado a estratégia de marketing ideal para sua empresa. Depois de começar a fazer trufas e pão de mel por acaso, mesmo sendo chef, ela viu sua clientela crescer e se tornar cada vez mais fiel em apenas alguns anos. E grande parte desse sucesso ela atribui ao fato de conseguir se comunicar com seu público e de oferecer produtos e serviços de primeira qualidade.
“Tudo é pensado, elaborado para satisfazer meus clientes. Nada é, por acaso. Desde a qualidade dos produtos, a caixinha em que os doces são entregues para degustação, o atendimento e principalmente o jeito como me comunico com eles, faz parte do marketing”, diz a empresária. E as principais ferramentas utilizadas por ela são a internet – com um blog, página no Facebook e outras mídias sociais atualizadas diariamente, participação em eventos de noivas selecionados e, o mais importante, a manutenção da qualidade, o que garante a indicação por meio da famosa propaganda “boca a boca”. Tudo isto rende a ela uma agenda cheia – só em 2014, foram 158 eventos realizados.