Ter um bom emprego, com reconhecimento profissional e um alto salário, é o desejo de grande parte das pessoas. Só que, muitas vezes, para alcançar estes objetivos e chegar ao topo, é preciso investir na carreira desde o início, subindo um a um os primeiros degraus da profissão. É o que têm percebido estagiários e trainees. Cada vez mais, estes jovens vêm buscando aprender e desenvolver suas habilidades, antes mesmo da formatura no Ensino Médio ou na faculdade.

continua após a publicidade

E este comportamento é aprovado por quem entende do assunto. Segundo a coordenadora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Carla Massing, procurar um estágio ou um programa de trainee é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. “Este é o momento de adquirir conhecimentos e colocar em prática o que vem aprendendo, com a vantagem de não estar sob a pressão da exigência de resultado. Quem faz estágio consegue aprender na prática. Quem não faz sente a diferença”, diz Carla.

Antes de procurar uma vaga de estágio ou de trainee, a coordenadora do IEL recomenda que os estudantes pesquisem em que tipo de organização gostariam de trabalhar, que áreas despertam maior interesse e onde aprenderiam mais, aproveitando os conhecimentos adquiridos na futura profissão.

É o que faz com que os estudantes saibam bem o que querem. Segundo uma pesquisa realizada pelo IEL, os jovens buscam algumas condições antes de aceitarem estagiar em uma empresa. Em primeiro lugar, eles querem estar em empresas que ensinem e que promovam a prática do conhecimento. Procuram também empresas que ofereçam boas condições de trabalho e oportunidade de efetivação após termino do estágio. Já as empresas investem em estágio e trainee para formar profissionais de acordo com sua cultura empresarial, para ter segurança na efetivação e para aplicar os conhecimentos aprendidos nas atividades da empresa.

continua após a publicidade

Para a coach Cibele Nardi, atualmente, a experiência e o tempo no mercado são importantes, mas o que mais influencia os gestores no momento da contratação são as características do candidato, como “segurança, pró-atividade, esforço, comprometimento, empreendedorismo, comunicação, iniciativa e humildade, entre outras competências que são bem vistas durante uma entrevista”.

Outra ferramenta que pode impulsionar sua carreira é a rede de relacionamentos. A coach afirma que com uma boa rede de contatos, a chance de seu currículo chegar às mãos certas aumenta muito. “Mande seu currículo para todos que você acredita que poderão ajudar. Não tenha medo do não. A cada recusa você estará mais próximo do tão esperado sim”, ensina Cibele.

continua após a publicidade

Com o estágio ou trainee, os jovens agregam experiências ao currículo, com benefícios como o aprendizado prático, senso de responsabilidade, maturidade e bagagem cultural. Diferenciais que podem ser decisivos ao enfrentar o tão competitivo mercado de trabalho. “Ser estagiário não é vergonha, é apenas um momento na vida profissional. Então, mostre seu potencial e desenvolva ainda mais suas competências, tornando-se um profissional preparado para os desafios do mercado”, conclui a coach.

Vivendo a experiência na prática

Uma das primeiras escolhas importantes e difíceis é sobre qual curso superior optar. Depois que você está já está cursando a graduação que escolheu, vem a preocupação com o tão concorrido mercado de trabalho. Todos têm que começar por algum lugar. A estudante de Administração Amanda Cristina de Souza Caetano, 19 anos, decidiu que no segundo ano da faculdade, em junho de 2013, seria o seu começo. Em um primeiro momento, o motivo era única e exclusivamente a remuneração, admite a jovem, que faz estágio na Protecta Corretora de Seguros., “Depois, percebi que essa experiência poderia contribuir para minhas relações interpessoais e também para aprimorar conhecimento na área”, conta. Amanda ainda quer ir mais longe e pretende iniciar o curso de Psicologia para trabalhar com Recursos Humanos.

Entre as maneiras de se começar no mercado de trabalho, também está o trainee, que é um processo seletivo utilizado por grandes empresas, onde se incentiva o desenvolvimento do profissional. Já formada em Administração, Andressa Gonçalves Matteus, 25 anos, viu no trainee do Grupo Hübner uma oportunidade de crescimento na carreira. “Esse processo te possibilita conhecer todas as áreas da empresa. A bagagem é muito grande”, afirma. Para ela, o processo de trainee também abre várias portas. “Você pode se descobrir em outra área que não exatamente a sua. Isso possibilita uma mudança, você passa por várias atividades e pode se encontrar em algumas delas, além de poder ser efetivada”, destaca.

Colaboração: Loise Clemente