A comunicação é a base de qualquer relacionamento. Seja no trabalho, com os amigos ou mesmo dentro de casa, trocar informações de uma maneira eficiente evita conflitos e ajuda nas relações. Comunicar-se, no entanto, não diz respeito apenas à capacidade de nos expressarmos adequadamente mas também a nossa habilidade de ouvir.
Escutar o que o outro tem a dizer é fundamental para criar um clima de confiança e fortalecer os laços afetivos, pois é ouvindo que mostramos interesse e disponibilidade para entender o que a outra pessoa quer transmitir ou compartilhar. No trabalho, saber ouvir é fundamental para perceber o que o cliente, chefe ou os colegas esperam de nós e entender esta mensagem, é um sinal de competência.
Entretanto, saber ouvir não é uma tarefa fácil, pois implica em se colocar no lugar do outro e enxergar o mundo com os olhos da outra pessoa, deixando de lado muitos de nossos preconceitos.
Exercite seus ouvidos
Mas mesmo que você não se considere uma boa ouvinte, fique tranqüila. A habilidade para ouvir pode ser aprendida e exercitada de forma bem simples. Para isso, é preciso trabalhar a concentração, o autocontrole e, principalmente, ter uma boa dose de humildade. Aí vão algumas dicas:
- Mostre interesse pela pessoa através da expressão corporal. Sente-se próximo, virado para ela e mantenha contato visual a maior parte do tempo. Isso ajudará a focar a sua atenção na pessoa assim como transmite a sensação de receptividade e segurança.
- Faça silêncio, respeite o discurso da pessoa, mas não fique passivo. Perguntar demonstra interesse e envolvimento. Evite observações como “Não se preocupe, eu já passei por isso e sei bem o que você está sentindo”. Para quem está falando isso significa que você não precisa mais ouvir. Lembre-se que cada pessoa sente e percebe o mundo de forma muito particular.
- Jamais julgue quem está lhe confidenciando algo. Comentários do tipo: “Ah, mas você não deveria ter agido assim” estão proibidos. Muitas vezes a pessoa já tem plena consciência de sua situação, mas precisa colocar em palavras sua experiência ou dividi-la com você. Antes de fazer suas colocações, espere que ela peça seu conselho ou sua opinião.