Com a carga horária aumentando em progressão geométrica, os empresários decidiram incluir a diversão como item obrigatório na jornada de trabalho. E não pense que eles estão sendo bonzinhos. Os momentos de descontração (já está comprovado!) aumentam a produtividade do empregado.
Muitas empresas já oferecerem sessões de massagem, degustação de vinhos, um dia com seu filho no trabalho, com direito à babá, ou quem sabe levar seu bichinho de estimação para os seus colegas conhecerem. Há ainda aquelas que investem nas mulheres e oferecem sessões de manicure para as funcionárias uma vez por semana.
Em grandes corporações, a diversão já foi instituída. A Google defensora ferrenha das atividades “extra-curriculares” é um grande exemplo. A empresa parece uma loja de brinquedos. Existem poltronas para os funcionários tirarem aquela sonequinha, olhando para aquários gigantes. Se preferirem, eles podem trabalhar sentados em redes de descanso. Salas de jogos, com vídeo game, sinuca, além de campeonatos de hockey são super comuns.
Mas de nada adianta inventar atividades miraculosas se os funcionários não estão integrados com ambiente de trabalho. A opinião é do consultor e palestrante Marcelo Karam, que trabalha na área de desenvolvimento humano. “É preciso aprender a lidar com o espaço interpessoal. O respeito entre os colegas e uma boa comunicação são essenciais para deixar o ambiente mais leve, e a diversão é conseqüência disso”, comenta. Esta conquista depende da estruturação da empresa. “As pessoas precisam ter liberdade de falar o que consideram certo ou errado e terem expectativas claras do futuro”.
Para Marcelo, a diversão também é uma escolha individual. Acertar na decisão pela carreira e gostar de desenvolver as tarefas diárias são importantes para não reclamar da rotina. “É preciso ter governabilidade. Ou seja, a pessoa precisa cuidar de si própria, da saúde física e mental, fazer exercícios físicos, cuidar da alimentação e ter momentos de lazer. Isso se reflete no bom-humor”.
E há motivos de sobra para você incorporar o alto astral a sua rotina. Não só para melhorar a relações com seus colegas, mas principalmente com seu chefe e os clientes. Isso foi recentemente tema de um estudo que comprovou: os bem-humorados atraem bons negócios e tem mais chances de dar passos largos ao topo da carreira. Então, divirta-se!