Que mulher não se preocupa quando as rugas, manchas e outros sinais do envelhecimento começam a tomar conta do rosto? A maioria delas certamente fica incomodada com esta situação e parte para o ataque, para eliminar ou ao menos amenizar estas vilãs da beleza. Para isso vale o uso de cremes, tratamentos estéticos ou até mesmo cirurgias. E graças aos avanços tecnológicos da medicina e da indústria cosmética, existem produtos que podem se tornar verdadeiros aliados femininos no combate aos sinais da idade.
“O que mais incomoda as mulheres, independente da idade, são as manchas, rugas e quando presente, a flacidez na pele”, afirma a esteticista Sheila dos Santos, multiplicadora da Onodera Curitiba. Diante da alta procura, ela destaca que é importante ficar atenta aos cuidados durante o tratamento.
Ciciro Back |
---|
A esteticista Sheila dos Santos destaca a necessidade da paciente passar por uma avaliação antes de iniciar o tratamento. |
Ela recomenda uma avaliação antes de começar o procedimento, que pode ser realizada em uma clinica ou esteticista de confiança. “Quanto mais cedo buscar um tratamento é melhor. Assim é possível prevenir o surgimento das rugas e da flacidez. Com 25 anos a mulher já pode iniciar sua rotina de cuidados, mas é geralmente na casa dos 30 que elas costumam buscar ajuda, já após o surgimento das primeiras rugas e manchas”, afirma Sheila.
A dermatologista Paula Menegotto de Souza destaca ainda que o tratamento garante maior eficácia se os procedimentos forem combinados como o uso de cremes e principalmente do filtro solar, item obrigatório no nécessaire feminino. “O protetor solar é extremamente importante, devendo ser usado mesmo no inverno, já que o sol desta época do ano também é muito perigoso devido à alta incidência de raios UVA, que mancham e envelhecem a pele” alerta.
Outras opções
Mas se as rugas e a flacidez ainda persistirem, a saída pode ser recorrer ao trabalho de um cirurgião plástico. De acordo com o cirurgião Marcos Grillo, vários procedimentos podem rejuvenescer a aparência de homens e mulheres, que vão de pequenos procedimentos a intervenções cirúrgicas, como preenchimento de sulcos com gordura do próprio paciente. “A gordura, aliás, é rica em células tronco e tem a capacidade de melhorar a qualidade da pele”, explica.
Para garantir que o resultado seja o melhor possível, o médico ainda faz algumas orientações as pacientes. Éimportante é procurar um médico especializado, credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e então fazer todos os exames pré-operatórios, como avaliação com cardiologista e anestesista. “Isto pode garantir a qualidade do resultado final e a proteger a saúde da paciente”.