É possível ter o sorriso perfeito com medidas simples

Um sorriso bonito também faz parte da lista de desejos das mulheres quando o assunto é beleza. Com medidas simples, é possível fazer uma boa manutenção dos dentes e ajudar a alcançar a meta de ter um sorriso marcante. Escovar os dentes regularmente, sempre depois de qualquer refeição, usar o fio dental e evitar o consumo de alimentos escuros (como chá, café e chocolate) são os primeiros passos para isto – além de contribuir para a saúde bucal. Ir ao dentista uma vez ao ano, para verificar possíveis problemas e fazer a prevenção, também entra na rotina para ter um sorriso marcante.

Mas, assim como acontece com outras partes do corpo, os dentes são alvo de críticas por parte das mulheres. Dentes mais claros estão no topo da lista dos principais desejos do sexo feminino quando se fala no assunto. Por isso, o clareamento dental é o procedimento estético mais requisitado pelas mulheres nos consultórios. “O sorriso claro virou o novo padrão. As pessoas se acostumaram a ver principalmente os artistas com dentes super brancos”, comenta a dentista Marileide Reichenbach Arrais (foto).

Existem dois tipos de clareamento dental, que devem necessariamente ser recomendados por um dentista. O chamado clareamento caseiro tem como base a aplicação de um gel clareador, com o auxílio de um molde de silicone, que é encaixado nos dentes. O dentista vai orientar sobre o tempo de exposição do dente ao gel clareador e por qual período isto deve ser feito até a obtenção do resultado desejado. Outro método é o clareamento a laser, que combina uma concentração maior de gel clareador para surtir o efeito mais rápido. Normalmente, são duas aplicações em consultório, com intervalos de uma semana entre cada seção.

Daniel Derevecki

O clareamento dental se tornou a porta de entrada para outros procedimentos estéticos dentro do consultório. O dentista Flávio Ferraz conta que outro serviço bastante requisitado pelas mulheres é a faceta de porcelana, que consiste em um revestimento no dente, alterando a sua cor e formato. “Muitas vezes, o paciente pode até clarear os dentes, mas a existência de próteses ou restaurações nos dentes da frente não permite o resultado desejado. A faceta de porcelana se torna a opção. É uma lâmina de porcelana, translúcida. Em alguns casos, não é necessário desgastar o dente para colocá-la”, explica.

Ferraz ressalta que a faceta de porcelana é capaz de mudar o formato dos dentes, o que traz benefícios estéticos. O uso de um aparelho ortodôntico, por exemplo, faz as correções na arcada dentária e na posição dos dentes, mas não mudam o formato dos mesmos. “As facetas de porcelana são usadas mais nos seis dentes da frente, na parte de cima, em 99% dos casos. Muitas vezes, se o formato do dente for feio, o clareamento só chama mais atenção para isto”, avalia Ferraz.

Marileide conta que a escolha por qual procedimento estético adotar depende da condição do dente. Uma espécie de lente de contato pode ser aplicada no dente para corrigir pequenas imperfeições. Casos mais acentuados precisam das facetas. As facetas de porcelana duram de 10 a 30 anos, sendo necessária a sua manutenção com os cuidados básicos normais e visitas regulares ao dentista. Outra opção é a faceta feita de resina, um material utilizado mais para casos mais simples, mas que tem duração de cerca de dois anos, segundo Ferraz.

De acordo com a dentista, quem mais procura os procedimentos estéticos no consult,ório é a mulher. Muitas preferem apenas o clareamento dental, que se torna suficiente para aquelas que tomaram os cuidados básicos com os dentes durante toda a vida. “Hoje, a juventude chega aos 30 anos sem qualquer cárie. O flúor na água diminui em 70% o risco da cárie. O dente já tem uma formação forte. Quem tem os dentes com uma boa formação normalmente fica só no clareamento”, indica a dentista.

Os clareamentos a laser e as facetas ainda são procedimentos caros, mas atualmente os consultórios aplicam diversas condições de pagamento. Para quem não tem dinheiro ou ainda está na dúvida, uma solução pode ser a tradicional limpeza nos dentes. “A limpeza não remove apenas o tártaro dos dentes. Também é feito um polimento, o que tira as manchas superficiais do dente”, assegura Marileide.