É possível manter-se maquiada o dia todo

Com a rotina cada vez mais intensa da jovem moderna, que estuda, trabalha e ainda tem ânimo para sair à noite, às vezes fica difícil manter-se maquiada o dia inteiro e ainda diversificar o make-up. Afinal, o dia pede cores mais neutras; já a noite, tons mais fortes. Pensando em facilitar o dia a dia das mulheres, o consultor criativo da linha Intense do Boticário, Sadi Consati, dá dicas de como criar um look harmonioso e completo para todas as ocasiões.

Consati, que é consultor há 15 anos da empresa, recomenda a montagem de um kit básico para carregar na bolsa, com pincéis adequados, inclusive. Antes de começar, ele lembra que a mulher deve seguir seu próprio estilo, combinar as cores e não apenas usar o que é tendência. Mas, apesar de não existir mais regra quanto ao uso das cores, a manhã pede tons mais neutros e suaves, discretos e claros. “Há mulheres que gostam de usar mais cores fortes de sombra e batom, mas ainda é um número menor. Tudo depende da profissão e do estilo dela. Tempos atrás, as regras eram mais rígidas, hoje tudo está mais dinâmico”.

O primeiro e principal passo é aplicar a base em todo o rosto. Em seguida, use o corretivo, apenas nos locais onde a base não alcançou, para, então, aplicar o pó compacto. Consati alerta para o tom do corretivo, que deve ser o mais semelhante possível à pele. Pois, senão, em vez de consertar, ele pode arruinar o look. “Não sei o que é pior: as olheiras ou o corretivo branco. O pó deve ser aplicado apenas na zona T. Depois de aplicada a base, não precisa mais se preocupar com ela. É só retocar com o pó, principalmente quem tem pele oleosa”, explica.

A próxima etapa varia: há quem prefira pintar os olhos antes. O consultor prefere aplicar o blush nas maçãs do rosto. “O blush dá um ar mais saudável e funciona em peles morenas e claras. Mas é preciso harmonizar com o tom da pele. Eu gosto que ele apareça bem, dá um efeito lindo”, diz. Para quem tem dúvida, ele sugere apostar nos tons rosados. Não tem erro.

Rosa queimado, sem brilho, foi o tom de sombra escolhido para cobrir as pálpebras. “Durante o dia, não precisa usar três tons. Dá muito trabalho e estamos falando da vida real”, brinca. Se quiser, é possível contornar a parte côncava da pálpebra para dar mais profundidade, com o cuidado para não marcar muito e deixar o olhar pesado. Consati escolheu a cor berinjela, que é uma das tendências para o inverno.

O lápis é mais indicado que o delineador líquido, que dá mais margem de erro para quem não tem tanta habilidade em se maquiar, principalmente depois de acordar. A cor marrom funciona bem com o look. “Pode ser riscado ou dar aquele efeito esfumado com um pincel para ficar com o ar mais misterioso. O delineador tem um traço rígido e definido e dá um efeito dramático. Lápis é mais suave”, compara. Lápis nos cílios inferiores é opcional e é aplicado na raiz, não dentro dos olhos. “Com o mesmo lápis marrom, fechamos o cantinho até a metade do olho. Fica charmoso sem pesar”, define. A máscara preta, que realça o olhar, é obrigatória também nos cílios inferiores caso se decida passar o lápis.

Por último, o batom. A mulher pode fugir da cor de boca e usar um meio termo – entre o vermelho e o clarinho. O consultor prefere os tons matte, com textura fosca, para o dia. “A dica para quem não tem muito tempo para se maquiar é jogar um vermelho na boca. Ele ressalta o rosto e dá a impressão de que você está toda maquiada”, diz. Segundo ele, é difícil precisar quanto tempo é gasto para fazer esse look básico, pois depende da habilidade de cada uma.

Depois do vai e vem durante o dia, a noite chega junto com aquele telefonema marcando um compromisso em cima da hora. Não tem problema. É possível apr,oveitar a maquiagem e ficar prontinha para sair com apenas três alterações: trocar o batom, passar uma sombra mais escura por cima mesmo da outra e aplicar o lápis da mesma cor. Sempre lembrando de retocar com o pó.

Consati aplica a sombra preta em degradê, deixando aparecer a rosa no canto do olho. A noite pede o batom líquido. “Ele tem cor e cobertura de batom e textura de brilho labial”. O resultado é um look harmonioso e intenso. “Não choca, não pesa e não fica agressivo”, conclui. Todos os 12 produtos utilizados no make-up cabem na nécessarie, que fica, sim, um pouco pesadinha. “Mas olha o tamanho da bolsa das mulheres. Cabe tudo”, brinca.

Aliocha Mauricio

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo