Se você aproveitou ao máximo o carnaval esse ano, agora é hora de desacelerar e ajudar seu corpo a se recuperar dos excessos da folia. Aí vão algumas dicas:

continua após a publicidade

Dieta desintoxicante
Muito álcool, bebidas energéticas, frituras, comidinhas gordurosas e condimentadas compradas pela rua. Não tenha duvida que seu fígado – órgão que metaboliza tudo isso – deve estar mais cansado do que você depois da festa.

Para que ele tenha tempo de se recompor, o ideal é investir em uma dieta leve com alimentos que não exijam tanto trabalho hepático. Fuja das frituras, das carnes gordas e dos molhos muito pesados, que levem muita manteiga ou creme de leite, por exemplo. Prefira as saladas, vegetais cozidos no vapor, carboidratos integrais e muitas fibras. Alimentos muito salgados e temperados também não são indicados nesta fase.

Re-hidratação
A água é outra grande aliada no processo de desintoxicação, pois ela facilita o trabalho de eliminação de resíduos metabólitos realizado pelos rins e pelo fígado. Além disso, é hora também de repormos a enorme quantidade de líquidos perdidos através da transpiração, já que dançamos e nos movimentamos muito sob o calor durante as festas. Isso sem falar no álcool, que também é responsável por acelerar a desidratação.

continua após a publicidade

Não apenas a água é importante, como também os sucos de frutas, água de coco, chás e bebidas isotônicas. Elas completam a re-hidratação com a reposição de sais minerais e outros eletrólitos que foram perdidos.

Reforçando nossas defesas
Por mais animado e inesquecível que tenha sido seu carnaval, o desgaste físico das noitadas representa uma situação de grande estresse para o seu organismo. Em resposta a essa agressão, o corpo costuma apresentar uma considerável queda de imunidade, tornando-se mais suscetível à contração de infecções e ao desenvolvimento de outras doenças.

continua após a publicidade

Boas pedidas para turbinar suas defesas são os alimentos ricos em agentes antioxidantes, que contenham vitaminas A, E e C. Entre eles estão as frutas cítricas, vegetais com folhas escuras e as frutas e sementes oleaginosas, tais como nozes, castanhas e soja.

Outra dica bastante simples – mas que faz toda a diferença – é simplesmente dormir. Segundo o endocrinologista Mauro Scharf, uma ou duas boas noites de sono após as noitadas funcionam como um “reset” para nosso sistema imunológico. “Quando dormimos, nosso metabolismo basal ajuda outros setores do organismo a se recomporem e a se organizarem, incluindo nossas defesas corporais”.

Receitinhas que podem ajudar

Suco pós-ressaca (Fonte todafruta)
Ajuda o fígado a se recuperar e acelerar a eliminação de toxinas pelo organismo. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos danos causados pelo álcool. A cúrcuma também possui ação hepatoprotetora.

½ repolho verde de tamanho pequeno
1 limão previamente espremido e sem as sementes
1 talo de aipo com as folhas
1 colher de sopa de folhas frescas de coentro
½ colher de chá de curcuma

Bata tudo no liquidificador com um pouco de água ou, se preferir, água de coco.

Suco para turbinar o sistema imunológico (fonte juiceproducer)
2 kiwis
½ beterraba crua
3 cenouras pequenas
1 dente de alho
1 punhado de brócolis
2 laranjas
1 pedaço pequeno de gemgibre
Se quiser, framboesas

Bata tudo no liquidificador e, se possível, tente tomá-lo sem coar.