E a coluna, como fica com a correria do dia dia?

O fisioterapeuta Luiz Carlos Sibut alerta: o máximo que uma pessoa pode transportar é 10% do seu peso. Ou seja, se alguém (homem ou mulher) pesa 60 quilos, por exemplo, o máximo a ser transportado é seis quilos.O peso excessivo nos ombros pode causar uma doença na coluna chamada escoliose.

Uma pessoa sem problemas posturais, ao ser olhada de costas, deve ter a coluna bem reta. Já a pessoa com escoliose tem a coluna no formato de “C” ou “S”. Com isto, a pessoa pode até ficar com um dos ombros mais altos do que o outro, sem contar as dores nas costas, no pescoço e as inflamações na coluna. E geralmente as pessoas só notam que adquiriram a doença quando começam a sentir as dores.

Allan Costa Pinto

Depois de uma consulta com um ortopedista, que poderá receitar medicamentos para a dor e a inflamação, certamente ele irá encaminhar o paciente para um fisioterapeuta. Além das sessões tradicionais, existem ainda vários outros tipos de tratamentos, como a Reeducação Postural Global (RPG), o Pilates e a hidroterapia.
Mas, segundo Sibut, quando utilizado como tratamento, o Pilates não deve ser realizado com profissional de Educação Física, como se vê comumente em academias, e sim com um fisioterapeuta. E não há tempo definido para o tratamento. A quantidade de sessões depende do diagnóstico e do corpo de cada um.

Sibut ainda aconselha: além de analisar o que é realmente necessário carregar na bolsa e diminuir o peso dela, deve-se sempre alternar a bolsa de ombro. Não existe um tempo certo em que esta alternância deve ser feita. Assim que sentir o desconforto, a mulher deve imediatamente trocar a bolsa de lado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo