Dormir de maquiagem pode causar danos para a pele

Não tirar a maquiagem ou dormir com os produtos no rosto é um dos maiores pecados de beleza que uma mulher pode cometer. A maquiagem se tornou um recurso para aumentar a auto-estima e também manter uma apresentação no ambiente de trabalho, na hora de fechar um negócio ou atender um cliente. Independente de qual seja o motivo para o uso da maquiagem, a mulher deve ficar atenta sobre a importância de retirá-la quando chega em casa. Fazer a limpeza da pele de maneira correta deve se tornar um hábito, mesmo quando aparece o cansaço ou o sono. A pele vai agradecer.

Não tirar a maquiagem pode causar a obstrução dos poros e glândulas sebáceas do rosto, aumentando as chances do aparecimento de cravos e espinhas, de acordo com a médica dermatologista Karin Adriana Helmer, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – seção Paraná. “O uso mais prolongado e frequente também pode aumentar a propensão para o desenvolvimento de alergias”, ressalta.

Quando não se retira a maquiagem, ainda há riscos de acentuar o envelhecimento precoce. O uso das máscaras de cílios também deve ser observado com atenção. “Se você não tira a máscara, os cílios podem ficar ressecados e quebradiços”, declara Luana Kloster, professora do curso técnico de estética facial e corporal do Centro de Educação Profissional Martinus.

A maquiagem cria uma barreira no rosto e, em virtude da pigmentação, funciona como um filtro solar. Mas isto não tira a obrigatoriedade do uso do filtro solar. A mulher deve passar um filtro solar antes de começar a passar a maquiagem. Assim garante a proteção necessária contra os malefícios da exposição solar. Muitos produtos de maquiagem já possuem fator de proteção, mas são baixos ou não oferecem a cobertura ideal.

Quem adora uma maquiagem não tem motivos para começar a se preocupar. Pode usar à vontade bases, pós, sombras, máscaras para cílios, batons. Basta adicionar à rotina os cuidados para retirar toda a maquiagem da pele, com os produtos corretos. “Só o fato de fazer a higienização correta à noite e isto já é suficiente para a pele respirar. Os cuidados devem ser tomados em qualquer idade e qualquer tipo de pele”, explica Luana.

Cuidados para uma pele saudável

O primeiro passo para cuidar da pele em relação à maquiagem é a escolha de produtos de limpeza, tonificação e hidratação adequados conforme o tipo de pele. As mulheres com pele oleosa devem optar por produtos mais leves, sem óleo ou em forma de gel e mousse. Quem tem pele seca pode comprar produtos mais cremosos ou em forma de óleo, segundo a professora Luana Kloster.

Depois disto, a rotina deve seguir pelo menos quatro etapas. “Se a mulher usa no dia a dia apenas base e pó, um sabonete mais potente pode tirar a maior parte da maquiagem. Mas, se há o uso de sombras, é necessário o uso de um demaquilante”, salienta a médica Karin Helmer. O demaquilante é um produto próprio para “amolecer” a maquiagem e tirá-la com facilidade.

Luana ensina que o demaquilante deve ser o primeiro passo a ser feito. Quem usa maquiagem à prova d”água nos olhos pode investir em um demaquilante próprio, mais potente. “Depois vem a limpeza da pele com o sabonete, escolhido a partir do tipo de pele”, afirma. Em seguida, vem a tonificação. A mulher deve passar um tônico, produto que ajuda a equilibrar o ph da pele. “De preferência, deve ser um tônico sem álcool para não causar a desidratação da pele”, orienta a professora. Por último vem a hidratação.

Um tratamento complementar que pode integrar esta rotina de beleza é a esfoliação, feita com um produto próprio. Ele é um creme o,u um gel com partículas pequenas, que vão ajudar na remoção das células mortas da pele. “Ela deve ser feita uma vez por semana ou a cada 15 dias se a pele for sensível. Depois do esfoliante, deve-se lavar o rosto e seguir o restante do processo”, indica.

Experiência própria

Exemplo do que pode acontecer na pele quando não se retira a maquiagem foi relatado pela jornalista Anna Persglove, do jornal Daily Mail, da Inglaterra. Durante 30 dias, a repórter usava maquiagem e lavava o rosto apenas com água e sabonete, durante o banho. Ela não fazia qualquer rotina para a retirada da maquiagem além de lavar o rosto desta maneira. A jornalista optou por marcas internacionais, com maquiagens consideradas de alta qualidade. O resultado da falta de cuidado foi um envelhecimento evidente da pele da jornalista em um curto período de tempo.