“Ai, minhas costas! Ai esse frio quase me mata…”
Você já reparou que quem sofre de alguma dor crônica – geralmente os mais velhos – está sempre reclamando que no frio elas pioram?
Pois é, mas não pense que só o pessoal da terceira idade é que sofre deste mal. É curioso, mas durante o inverno, qualquer pessoa pode começar a sentir dores nas pernas, nas costas ou musculares. Porque será?
Segundo a fisioterapeuta Fabíola Andrade, no frio as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis. Além disso, as pessoas tendem a ficar ou dormirem mais encolhidas, o que gera tensão muscular, contraturas e conseqüentemente um mal estar no dia seguinte. A constrição vascular (estreitamento dos vasos sanguíneos que ocorre quando as temperaturas estão baixas) também agrava o problema, principalmente para quem tem tendência a desenvolver problemas circulatórios.
Patrícia Lacombe, presidente da associação brasileira de Ginástica Holística ensina alguns truques para passar esse inverno sem dor:
Ao acordar
Ainda na cama, estique bem os calcanhares, levando os dedos dos pés em direção às canelas para alongar a panturrilha. Em seguida, faça movimentos com os pés como se estivesse acelerando e desacelerando um carro. O exercício ajuda a bombear o sangue para as extremidades.
Para esquentar as mãos
Deixe a palma de uma das mãos virada para cima e com o polegar da outra massageie a região do punho com movimentos circulares. Faça o mesmo com a outra mão.
Para esquentar pés e pernas
Em pé, com os pés paralelos, suba na ponta dos pés e volte com os calcanhares sem deixar que eles toquem no chão. Repita mais algumas vezes aumentando o ritmo.
Vale também lembrar que os exercícios físicos não devem ser abandonados durante o inverno. Eles aliviam o excesso de tensão da musculatura, relaxam e ajudam o corpo a se aquecer.