Dor de cabeça, de ouvido e até torcicolo podem ter uma causa em comum: a DTM, Disfunção Temporo-Mandibular. O problema é causado pelo mau funcionamento da articulação que liga o maxilar ao crânio que é responsável pelo movimento de abrir e fechar da boca. Pequenos estalos próximos ao ouvido, dificuldades de abrir e fechar a boca e dores na parte externa do maxilar podem sinalizar que algo está errado.
A disfunção pode atingir qualquer pessoa, mas hábitos como roer as unhas, mascar chicletes ou até mesmo trabalhar ou estudar com a mão apoiada no queixo podem desencadeá-la. Quem tem próteses dentárias, má oclusão ou sofre com bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes involuntariamente durante o sono, tem ainda mais chances de ter o problema.
O consultório odontológico é um dos caminhos para o tratamento. O dentista pode indicar a colocação de uma placa para reposicionar o maxilar. Ela vai aliviar a dor, mas não solucionar o problema. O especialista precisa fazer uma avaliação que varia de paciente para paciente. Em casos mais graves, outros profissionais de saúde precisam ser consultados para amenizar os sintomas.