Quem nunca quis ter um papagaio em casa?
Lindas, inteligentes e falantes, estas aves fazem um enorme sucesso e prometem divertir qualquer lar.
A idéia é tentadora, sim. Mas na prática, cuidar de um animal como este não tem nada de brincadeira. É assunto muito sério!
Atualmente quase todas as espécies de papagaios estão ameaçadas de extinção. Apesar da posse e a criação serem controladas, ainda é possível conseguir facilmente aves oriundas do tráfico e do comércio ilegal.
Geralmente capturados diretamente do ninho, os filhotes não agüentam as más condições de transporte e estocagem. Estima-se que a cada dez aves retiradas da natureza, apenas uma sobreviva. Os prognósticos continuam sendo ruins mesmo depois de vendidas, já que grande parte não recebe dos seus donos os cuidados adequados.
E ainda tem mais. Quem abriga um papagaio em casa sem a documentação que comprove sua origem, além de não estar sendo ético, está sujeito as penalidades da lei. A posse de animais silvestres dá até cadeia e é crime inafiançável.
Para desencorajar o tráfico, o IBAMA passou a autorizar a comercialização de aves nascidas em cativeiro, por parte de alguns criadores sérios. Os preços são bem mais altos (algumas chegam a custar cinco mil reais), mas são aves legalizadas, bem mais dóceis e livres de zoonoses.
Ainda assim, pense bem antes de tomar qualquer decisão. Papagaios são maravilhosos, mas será que eles são animais certos para você?
O que vale a pena saber:
* Se você busca um papagaio só porque ele fala, é bom saber que apenas 10% deles fazem isso da forma que imaginamos. Sua capacidade de imitar sons não depende de serem machos, fêmeas, ou muitas outras coisas que dizem por aí. Isso vai depender de cada individuo, da espécie, do bem estar do animal, do treinamento e de muita paciência. É triste, mas não é raro vermos animais maltratados simplesmente porque não falam o que seu dono manda.
* Papagaios gritam muito. Na natureza, eles fazem isso para se comunicar com o resto do bando, mas não pense que na sua casa, ou pior, no seu apartamento, ele vai abandonar este hábito. E isso pode se transformar num baita problema para você e seus vizinhos.
* Animais sensíveis e exigentes, eles necessitam de muitos cuidados. Banho de sol toda manhã, banhos com água no verão, limpeza adequada, brinquedos, atenção, sem falar que vez ou outra terão alguma doença que precisará ser tratada. A alimentação também não é apenas ração e sementes de girassol. Para o bicho ser saudável, a dieta deve ser diversificada e balanceada, o que dará um pouco de trabalho.
* E sabe qual a expectativa de vida destas aves? Trinta, cinqüenta, oitenta anos. Você estará disposta a se dedicar por este bichinho durante tanto tempo?
O site do IBAMA disponibiliza uma lista com todos os criadores autorizados. www.ibama.gov.br Para denunciar qualquer irregularidade que você tenha conhecimento, use a linha verve. 0800 618080 ou linhaverde@ibama.gov.br.