Consultora dá dicas sobre a escolha da bolsa ideal

Funcionalidade e versatilidade são palavras-chaves para a escolha das bolsas, que se tornaram um acessório fundamental na vida de qualquer mulher. Se não é possível ter várias delas para usar conforme a produção do dia, a mulher pode investir em peças que sejam de destaque e ainda sirvam para diferentes ocasiões.

Bolsas mais estruturadas, como os estilos maleta e pasta, estão entre os modelos que podem ser usados tanto no trabalho quanto em ocasiões formais e informais. Além disto, é possível utilizá-las para guardar itens pessoais juntamente com aqueles profissionais, como o caso do tablet. “Quanto mais adereços na bolsa, mais informal ela se torna”, ensina Cláudia Piantini, consultora de imagem, estilo de vida e comportamento.

Essas bolsas que permitem diferentes usos podem ganhar destaque no guarda-roupa da mulher. Exemplos são bolsas com alças removíveis, podendo ser utilizadas com ou sem a extensão, ou ainda aquelas que trazem pequenas bolsas dentro de uma maior. As menores podem ser utilizadas como carteiras, que também se tornaram modelos bastante procurados pelas mulheres no verão. Elas continuam à disposição do público feminino.

As bolsas com estilo pasta ou maleta, que são lançamentos para a próxima estação, podem vir acompanhadas de muitas cores e diferentes estampas de animais. As listras, a cor vermelha e a combinação preto e branco também estão em alta. “A bolsa estilo pasta pode ser moderna, com animal print, que se tornou uma estampa tradicional”, explica Cláudia. De acordo com ela, quando a bolsa possui muitas cores, a mulher deve tomar cuidado com o restante do look. “Ela deve usar roupas que não tenham tantas cores”, salienta.

Ciciro Back

Nada impede que a mulher compre bolsas com cores mais vivas, mas ela deve lembrar de que as cores mais neutras permitem um maior número de combinações. Pode-se ter de tudo dentro do armário, mas os neutros não devem ser esquecidos. Os modelos mais tradicionais podem até ser a opção mais segura para muitas mulheres, mas as bolsas não precisam ficar sempre “com a mesma cara”. Quem tem uma bolsa mais tradicional pode deixá-la mais moderna colocando um lenço amarrado nas alças, por exemplo. “No verão, pode ser um lenço colorido, que deixa mais informal. No inverno, pode-se optar por cores mais fechadas e o xadrez”, exemplifica a consultora.

As cores metalizadas, como dourado, prata e cobre, devem receber atenção. Nada impede o uso destas cores durante o dia, mas deve ser dada a preferência para as peças foscas, principalmente quando a bolsa será usada durante as atividades do trabalho.

Os clutches, bolsas pequenas que são usadas principalmente em festas e ocasiões mais formais, se tornaram queridinhas das mulheres desde o ano passado. Este modelo veio para ficar e é possível encontrar diferentes opções, como as formas geométricas, estampadas, em preto e branco, em cores metálicas e até como joias. Neste caso, as cores neutras são acompanhadas de muito brilho. “A clutch pode se tornar a joia do visual”, avalia Cláudia.

De uma estação pra outra

Ciciro Back
Tendência para a próxima estação, as bolsas no formato maleta podem ser usadas em diversas cores.

As bolsas “sacos” foram destaques no verão e continuarão nas vitrines para o outono e inverno. Segundo Cláudia, ,este modelo faz parte de uma macrotendência que tem como base a sustentabilidade, o artesanal e o aspecto de produtos feitos à mão. Estas bolsas se tornaram uma opção prática para a mulher.

Outro exemplo dentro desta macrotendência é a bolsa com estampas vazadas, como se fossem arabescos (formas parecidas com flores e plantas), assim como o matelassê. “São modelos que também dão este aspecto de feitos à mão”, afirma a consultora.

Ciciro Back

As bolsas transparentes, que também apareceram no verão, fazem parte da megatendência relacionada à natureza, que também incluem as cores “verde água”, por exemplo. As transparências podem ser usadas sem problemas, especialmente em ocasiões informais. No entanto, Cláudia ressalta que mulher deve prestar atenção na organização interna da bolsa, que vai ficar evidente para as outras pessoas.

Os modelos de bolsas com franja também merecem atenção por parte das mulheres. As franjas, que têm uma inspiração étnica, trazem uma informação diferente para a bolsa, além de um movimento interessante. “As bolsas com franjas devem ser cores mais neutras, para que haja maior harmonia”, destaca Cláudia.