Com a proximidade das festividades de final de ano, o comércio acaba se tornando um setor ainda mais atrativo para quem procura emprego, com milhares de opções de trabalhos temporários. No entanto, não é apenas nesta época do ano que essa atividade é bastante procurada como possibilidade de fonte de renda. De acordo com levantamento realizado em 2011 pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e fornecido pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (Fecep), cerca de 215 mil pessoas estavam empregadas formalmente neste setor naquele ano. Desse total, quase metade eram mulheres.

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No entanto, quem pensa que o comércio é uma atividade simples, que exige pouca ou nenhuma qualificação, está muito enganado. Por trás dessa aparente ausência de complexidade, existem muitas elaboradas estratégias de vendas. “Para cada tipo de cliente, é necessário aplicar uma técnica diferente”, revela a instrutora dos cursos de Gestão e Comércio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Paraná (Senac-PR), Cristina Correia. Entre as principais “variedades” de cliente, ela destaca, entre as personalidades mais recorrentes, os sinestésicos (que gostam de provar o produto), os visuais (que não gostam de experimentar) e os auditivos (que preferem ouvir explicações sobre o que estão comprando).

Entretanto, mesmo que haja especificidades para atender estes e outros tipos de clientes, Cristina acredita que há um roteiro básico que o bom vendedor deve seguir para ter sucesso no comércio. “São quatro as principais técnicas de vendas: a abordagem (apresentação com atenção total ao cliente), a sondagem (pesquisa com o cliente para entender a necessidade dele), a demonstração do produto (mostrar que possui conhecimento total do produto) e o fechamento da venda (fidelização do cliente)”, explica. Ao mostrar os benefícios, as vantagens e os diferenciais de seu produto, por meio dessas estratégias, o sucesso fica praticamente garantido, segundo ela.

Para que todos esses passos deem certo e o vendedor atinja seu objetivo final, que é fazer com que o consumidor adquira seu produto, o especialista em vendas Claudio Diogo ainda faz mais algumas recomendações. “O fator primordial é entender o que é vender, compreender que vender é ajudar uma pessoa a tomar a melhor decisão para ela. Também é preciso qualificação para conhecer profundamente o produto que está sendo oferecido, ter uma postura adequada e que transmita confiabilidade e neutralizar as objeções feitas pelo cliente”, relaciona. Cristina ainda acrescenta mais um segredo: nunca dizer que aquele produto não está à venda, sempre substituindo a peça por aquela que estiver disponível na loja e que possa agradar o cliente e atender seu pedido.

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Receita de sucesso

Entre as principais qualidades necessárias para um bom vendedor, Cristina cita a simpatia, o dinamismo, a empatia, a boa comunicação, a agilidade e a característica de gostar de trabalhar com o público. Quem trabalha há muito tempo no comércio, sabe que essas qualidades ajudam muito nas vendas mesmo e que as orientações dos especialistas têm muita validade na prática. Este é o caso da vendedora Camile Xavier Machado, 25 anos, que trabalha há nove anos no mesmo ramo, sempre em estabelecimentos que comercializam produtos óticos – atualmente, ela é funcionária de uma das unidades da Visomax.

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Mesmo que intuitivamente, ela aprendeu todos os truques para ser uma boa vendedora e acredita ser uma profissional bem-sucedida. “Um dos principais segredos é não empurrar o que o cliente não quer porque senão ele não volta. E, principalmente no nosso ramo, o retorno, a fidelização, é muito importante, pois como se trata de u,m produto relacionado à saúde, ele sempre vai voltar se gostar do produto. Tem gente que comprava comigo em outra loja em que eu trabalhei e hoje vem aqui porque quer continuar comprando comigo”, comenta. Para poder responder todas as perguntas dos clientes com propriedade, a vendedora fez até cursos de capacitação na área, mostrando que a qualificação é essencial.