Poucas coisas incomodam tanto quanto as estrias. As listras, que atingem tanto mulheres quanto homens, se assemelham a cicatrizes e provocam a baixa na autoestima de quem sofre com elas. Resultado de distensões na pele, seja por fase de crescimento, ganho de peso ou gestação, as estrias são provocadas pela ruptura das fibras de colágeno e elastina, localizadas na derme, a camada mais profunda da pele. Costumam ser o terror do verão e o motivo para muita gente não largar a canga.
Se livrar totalmente delas é quase impossível, mas hoje, uma técnica chamada Micropuntura tem obtido resultados cada vez mais satisfatórios. O tratamento utiliza-se do dermográfo para causar uma reação em todas as estrias, causando um efeito inflamatório. Assim, com esse processo de estimulação das células, o procedimento realiza uma regeneração celular, fazendo com que a elasticidade e o colágeno retornem. O tratamento pode ser realizado em qualquer estágio, tanto no início, quando as estrias estão mais avermelhadas, quanto na fase mais avançada quando já estão brancas.
O primeiro passo do tratamento é a aplicação do demógrafo na pele, que faz com que a estria fique vermelha e “inflame” completamente, o que irá promover a descamação da pele. Em geral, essa etapa é realizada em cinco sessões intercaladas de 30 em 30 dias. Entre uma sessão e outra, o paciente utiliza cremes e óleos que previnem e auxiliam na cicatrização das estrias, para que esse possa ter um resultado ainda melhor, prevenindo que novas estrias apareçam. Além disso, os cremes e medicamentos ajudam a pele a ter ainda mais colágeno, fator de extrema importância durante o processo de recuperação da pele.
O tratamento pode ser utilizado para todos os tipos de estria, em qualquer parte do corpo e em homens ou mulheres. Os resultados são perceptíveis, a pele fica bem cuidada e o aspecto das estrias desaparece. Melhora para a estética e, principalmente, para a autoestima. Assim, dá para curtir o verão em temperatura máxima!
Rafaela Camargo é especialista em micropigmentação e fundadora da Clínica Rafaela Camargo.