Se ainda há quem não saiba que a tendência arrasadora de 2009 será étnico-indiana, esse alguém anda vivendo numa bolha. Porque quem vive nesse país já sabe há muito tempo que Caminho das Índias, a nova novela das oito da Rede Globo, trará o universo cultural indiano para o Brasil. E com ele, virão principalmente os elementos estéticos mais simples de serem apreendidos: as roupas e acessórios. Ou melhor, batas, túnicas, bijuteria, elementos dourados, sapatilhas, chinelinhos, muito acabamento bordado, com pedrarias e cores, muitas cores!

continua após a publicidade

Para incorporar tais elementos e adquirir ares de musa de Bollywood será fácil. Basta acompanhar a trama, ficar de olho no figurino das atrizes e não perder as dicas de uso, como essas aqui.

Lista de Compras

1 – Bata, já

continua após a publicidade

Compre pelo menos uma bata colorida em tecido molenga, bem levinho, e outra num tecido mais nobre e com estampa rica.

2 – Calça cigarrete

continua após a publicidade

Indispensável para quem quer compor o look “sofisticado” dessa tendência. A calça deve ser ajustada, ter a cintura elevada e ser confeccionada num tecido mais sequinho. Dê preferência pelas cores escuras e com pouquíssimo brilho.

3 – Balangandãs

Pulseiras, colares e anéis extravagantes, com pedras coloridas, são itens obrigatórios tanto quanto as peças douradas (seja em ouro ou folheadas).

4 – Nos pés

Chinelinhos e sapatilhas são os calçados da vez. Olho neles!

Modo de usar

Quase como receita de bolo que manda misturar todas os ingredientes e bater no liquidificador, a moda indiana aceita o uso simultâneo e conjunto de mais de um desses elementos sugeridos acima.

Assim, você está liberada para vestir calça cigarrete + túnica + chinelinho e se adornar com um anelão sem parecer fantasiada.

Se o seu estilo é mais discreto, incorpore a bata ao seu dia-a-dia e use-a com jeans e acessórios.

Menos, muito menos

Se a sua intenção é só pincelar essa tendência no seu guarda-roupa, aposte nos lenços de seda estampados e multicoloridos, nos xales e até mesmo nas pashiminas. Use-os jogados sobre os ombros ou cobrindo os cabelos.