De nada adianta mudar a cor do cabelo se você não está em dia com a hidratação. Com a aplicação da tintura, as madeixas ficam mais ressecadas, por isso, os cuidados devem começar antes e continuar depois da coloração.
A escolha
Antes de decidir pela cor, opte por uma tintura de qualidade. Procure sempre marcas conhecidas e fuja das receitas caseiras. Na hora de escolher o tom, leve em conta o seu gosto, mas também a sua cor natural. A regra é simples: a nova nuance deve complementar a sua. Aumentar ou descer dois tons é sucesso na certa. Para isso, pegue um daqueles catálogos de cores, compare os seus fios e decida ser quer escurecer ou clarear.
A preparação
Se os seus fios já são desidratados nunca dispense o uso de silicones, proteínas, vitaminas e queratina. Eles são poderosos aliados na regeneração das madeixas. Para potencializar a ação destes produtos, procure aplicar um xampu anti-residuos. Ele retira o excesso de oleosidade do couro cabeludo, deixando seus cabelos ainda mais preparados para receber a hidratação. Mas atenção: antes de colorir, fique sem lavar os cabelos durante um dia, assim você permite que a oleosidade natural seja uma barreira para o ressecamento.
A aplicação
Seja em casa ou no salão, o tempo de ação da tintura deve ser seguido à risca. Se passar do ponto, o cabelo pode ficar danificado.
Pós- coloração
Para manter seus cabelos luminosos, procure fazer uma hidratação a cada quinze dias. No salão de beleza existem diversos procedimentos que ajudam na reconstituição dos fios sem alterar a cor, como a plástica capilar, a escova de queratina e a cauterização. Em casa não esqueça de usar uma linha de xampu específica para os cabelos coloridos. Logo depois da coloração, esqueça o xampu anti-residuos e tente evitar escovas e chapinhas para que não danifiquem os fios. O corte também precisa ser agendado regularmente, para que as pontinhas duplas ou secas não estraguem seu visual.